sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Uma gota de humor em meio ao processo de luto

Lentamente, em meio ao sofrimento de desmanchar a casa de minha mãe, que se foi há dois meses,   a vida aqui e ali ganha um aspecto mais leve, embora as Festas de fim de ano sejam um marco sofrido. 


Eu me sinto um pouco atordoada diante de muitas obrigações testamentárias, de inventário etc. Também assoberbada por muitas obrigações que havia assumido , inclusive pela vizinhança , não só como sindica , mas como membro ativo de Associações de moradores e outras afins. Na troca de cartõezinhos e mimos gustativos com uma vizinha que também gosta de gatos - já falei dela aqui - desenhei uns gatinhos na  arvore de Natal do desenho, em consonância com a mensagem que desejava Boas Festas de meus três gatos e minha para sua gatinha e ela (junto com seis bombons de gatinhos da Kopenhagen) . Um momento de distração de gentil repercussão intima. 


Em  um nível bem mais profundo, tem sido difícil distinguir herança de Legado, na agoniada tarefa de pra onde levar as peças da casa materna, carregadas de simbolismo ou apenas de função pragmática .  Nosso carpinteiro, seu Antônio, veio trocar um ar condicionado de meu quarto, que estava vazando um pouco, por uma antigo de minha mãe, silencioso e confiável. A empregada da mamãe, Fátima que está agora trabalhando para mim, como diarista, estava presente neste dia. 

E preparou para todos  nós uma macarronada gostosa, inclusive para congelar um pouco dela  para os feriados . Servimos um prato  fundo bem cheio para o seu Antonio, Mas como nós insistimos para que ele ficasse à vontade para se servir , ele pegou logo todo o pirex , de seu abundante conteúdo  dando cabo sem intervalos e nos deixando maravilhadas com seu apetite. 

Escapuliu de deixar-nos tirar  uma foto plena de seu repasto, mas insistimos em faze-lo na caluda, até porque nos deu muito prazer , em meio a época tão triste - , ver alguém refestelado em atividade corriqueira , de um jeito que nos pareceu divertido... 


E com esta nota prosaica, ereguendo a cabeça e tentando dar avolta para seguir adinante,  encerro as postagens deste ano ...