domingo, 29 de setembro de 2024

A persistente bagunça de minha casa

Faço tanta coisa ao mesmo tempo que não tenho nem como descrever; só faço pedir desculpas pela bagunça resultante de toda esta mixórdia íntima e pragmática  ao mesmo tempo.

Há muito tempo, por exemplo, não tenho mais sofá de sala . Virou suporte para as coisas do sítio, as coisas do CIA, meus estudos, meus desenhos, os apetrechos para o meu pé quebrado. roupas lavadas e passadas a guardar , presentes, compras de toda a sorte de artigos ( de farmácia, mercearia, objetos para pra casa e pro sitio e por consultório  a guardar) ... 


Note-se na extrema esquerda detalhe de deslavado descuido, fingindo  certo romantismo. 

Permanecem, no mesmíssimo vaso, as flores colhidas na rua há mais de um mês, já secas, mas ainda - assim consideradas por  meu tendencioso olhar - atraentes ... 


quinta-feira, 26 de setembro de 2024

O Imaginário e a Tecnologia : dos USA (Texas American Professor )

A 5ª palestra do Ciclo O Imaginário e a Tecnologia foi ministrada , por ZOOM , direto dos Estados Unidos, pelo querido amigo Dan Levine. Não consegui tirar uma foto durante a apresentação, por a estar assistindo - exausta, encima de uma cama - do celular  . 

Como ilustração do palestrante , vai a foto do Dan , que mora em minha estante há tantos anos ... 


E de sua excelente palestra seguem, extraidos das pranchas de Powerpoint apresentadas,  tópicos de especial interesse para nós ... 

--------  ----------------

Why AI Should Not Replace the Human Spirit

 

Dan Levine

University of Texas at Arlington, USA

levine@uta.edu

http://blog.uta.edu/levine

-------------------   --------------

Emotional robots can certainly supplement traditional therapy

But there are many ethical concerns about their usage:

Are the simulated emotions authentic?

Is the robot deceiving the human?

Can robots be programmed to manipulate human feelings for commercial or political purposes?


--------------------   ------

Philosophical concerns about emotional robots

Definition of what is an emotion

Rights of a machine if it becomes conscious

What makes us uniquely human?  Certainly, emotions are part of our essence.

Are we playing God with machines?


---------------------------   -----------

Technology use needs to be fit to humanistic guidelines

 Use of technology must be favorable toward the goal described in psychoanalysis (Verissimo Lopes, Aleksandrowicz, & Levine, in progress) as “individual psychological autonomy, the indispensable precondition to a person be truly a compassionate human being, really caring for the other, in society.”


------------------  -

Fico particularmente feliz por sua prancha final citar o artigo que estamos escrevendo juntos, ela, Ana Luíza e eu mesma !!! 




domingo, 22 de setembro de 2024

Late birthday small celebration

 Minha querida amiga Zilah figura há muitos anos neste blog. Sempre  damos um jeito - em meio às complexidades, euforias ou tristezas do dia-a-dia -  , de nos encontrar em data próxima a nossos aniversários para um almoço. No passado, percorremos os melhores restaurantes do Rio, em roupas incrementadas; nossa fase de conhecimento in loco de diversas das expressões gastronômicas das frivolidades urbanas . 

Este ano, não fiz absolutamente nada em meu niver, que passou completamente desapercebido. Trabalho demais, preocupação demais.  

Mas , ontem - um mês e um dia após a data oficial - almoçamos juntas , na mais absoluta falta de pretensão, em ocasião consoante á nossa atual existência, paralelamente ocupada com pseudo-seriedades de inventários e similares.  Em uma lojinha, em nosso comum bairro,  de produtos naturais,  -  comidinha super saudável e informal, of course ! -  que tem um cantinho onde se servem refeições ligeiras  nos fundos.  Lembra, mesmo, naquele localzinho, um bistrô -  já o apresentei aqui em outra postagem - onde nos revemos após alguns meses para  manter uma longeva tradição. Dentro, ontem, da mais radical casual  simplicidade.  


Que o espirito que anima esta Tradição, em sua mais  sofisticada ou singela f versão ,  se renove por muitos anos ainda , querida amiga !!! 



domingo, 15 de setembro de 2024

A primavera insiste em um setembro selvagem

Subi ao sitio , após três meses de ausência por conta de meu pé machucado, em um mês de setembro de grande tristeza para os que amam a Natureza. Muitos incêndios têm irrompido em todo o Brasil, alguns dele de origem criminosa. dizem mesmo que 60% de toda a nossa área verde - florestas e campos - está em chamas . 

Na maior parte de meu jardim lá em cima, a Primavera brotou , bela como sempre, desafiando a seca rígida e suas extensões perversas . Um realce de importância grande para mim, qual boas vindas sempre imprevisíveis no tempo, foi a coincidência de minha subida coma floração dos dois pezinhos de ipê que tenho no limite entre o pasto e o açude. Custaram muitos anos a crescer, são ainda árvore esbeltas, cuja floração esplêndida  - segundo as características de sua própria espécie - , dura apenas uma semana. Já haviam começado a cair algumas flores, mas ainda estava muito belo o pé! 





No restante do jardim ,as flores desta época também desabrocharam, como de costume ....

orquídeas cor de rosa 

ainda azaleas e a flor vermelha peludinha de que não sei o nome 

os lírios vermelhos e as outras flores da bancada da coainha 

a viuvinha de uma lado da varanda...
a  do outro lado insiste em florescer bem depois! 

a fileira de manacás perfumados... ...
e muitos outros espalhados pelo sítio  

Além das flores das fruteiras que florescerão ao longo deste ano e do ano que vem, tais como as suavemente perfumadas flores das jabuticabeiras , das laranjeiras e dos novos pés de abacate lá do pomar de cima... 


Como na primavera do ano passado, tivemos um nascimento precioso de nosso mini-plantel no sítio !

Desta vez, de uma pequenina fêmea, filha de semen inseminado da Mococa, a primeira após  sete machinhos perseverantes . 

Com um semaninha de nascida 

Embora o inverno esteja superquente , fez muito frio na semana em que ela nasceu e logo após. 
Moisés conseguiu uma lona grande do vizinho e se fez uma cabaninha protegida para ela dormir ao abrigo do vento frio das madrugadas . 


Ainda estamos pensando em que nome lhe dar . Queria que tivesse a ver com a forma de sua manchinha na testa, bem particular,  e talvez um nome começando com M , para dar um quê de elegância  de linhagem á sua descendência só bem recentemente enobrecida com o semen PO sexado ... 

Com um mês de nascida 

e a mamãe Mococa, pertinho,  de olho .... 


Em termos dos projetos de construção em curso, o banheirinho de bambu que  Maicol construiu na floresta ficou um primor !!! 





Organicamente inserido em meio à floresta, com seu artífice  ao lado , a pia de lavar as mãos  e o vaso sanitário  forma reutilizados da louça antiga do banheiro de Moisés, em tons muito afins aos dos bambuzinhos. Observe-se o charmoso porta-lixo e papel higiênico feiro deum tronco de bambu mais largo escavado , com suporte extra na parte superior   


A caixa d'água na floresta foi bem bolada para aproveitar as águas da chuva.




 E o patinho, representando o casal, que sempre volta ao açude no inicio da primavera, fez sua reaparição anual. sem a companheira, desta vez. antes que eu ficasse triste, Maicol  me explicou que ela devia estar chocando...  

(Fico devendo o videozinho , que não consegui ainda baixar !)