terça-feira, 26 de novembro de 2024

Arremate doloroso de um mês sofrido

 Está sendo difícil postar alguma coisa este mês, muita coisa dolorosa acontecendo junta.

Se existe um Deus - de que religião for -  deixo aqui minha súplica para que salve minha novilhinha meia-jersey Mocoquinha, que acabou de ter um parto complicado; ela não havia pego a inseminação que o vet fizera e desconfiávamos que  estava prenha de um  touro vizinho que, segundo o Moisés , não era grande.

Mas foi um parto complicado de um bezerro natimorto enorme. As 6;00 da manhã Moisés me telefona, me diz que a bichinha está muito mal, deitada, nem a cabeça levanta,  e Maicol o auxilia , o VET está fora de área, cato veterinário após veterinário através de indicações sucessivas , ninguém está perto , na vasta região rural. Mas me vêm indicações unânimes de dar soro com cálcio e rogar aos deuses por uma recuperação quase milagrosa.  Acionei todo mundo em que pude pensar , dentre os vizinhos,  até  Mauricio, que foi lá e me trouxe notícia encabulada de que ela esta fraquinha mesmo, é uma raça melindrosa... "  

Talvez uma veterinária vá lá à tarde, consegui um contato ... 

Ó forças do Universo , que promovem a Vida,  protejam minha Mocoquinha ...  



p.s. Não foi possível salvá-la , como  está brevemente descrito na postagem seguinte. foi outro destes meses dolorosos de um ano bem sofrido .  Mas todo o cuidado e dedicação viáveis lhe foram dedicados - pelo seu usual veterinário e por esta nova jovem vet que cobriu sua ausência temporária com gentileza -  e sua alminha não recusará o retorno á Terra, que não lhe terá sido um local ingrato e inóspito . E ela voltará como Mocoquinha 2, em breve !!!  



quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Cerimônia celta de fecundação seletiva : adaptada à cidade

Em outubro de 2023,  meu veterinário foi inseminar a Mococa no sitio, em uma 5ª feira às três horas da tarde . Eu estava no Rio, mas fiz, no mesmo horário,  uma pequena cerimônia de fecundação -  em moldes do Beltane celta -  seletiva: o voto era de que nascesse uma bezerrinha fêmea. Deu certo ! A pequena Miríade - nome escolhido com o VET  (para o caseiros Miriri), nasceu lindinha e saudável .  

No intervalo, em janeiro, ele foi também lá, inseminou , com minha presença, também com sêmen sexado a Mocoquinha e a Amanda e não fiz nenhuma  cerimônia .  A bezerrinha de Amanda nasceu morta e a Mocoquinha está atrasada 10 dias da data limite para seu parto.   

Aqui, da cidade, em outra 5ª feira,  agoniada , resolvo repetir a dose de magia. Outra vez de forma super improvisada, mais adaptada às minhas parcas possibilidades   de representação  simbólica viáveis !  

 


Os deuses celtas me perdoem a improvisação e me concedam esta alegria. 


P.S. No intervalo até mesmo de eu saber se esta inseminação deu certo,  Mocoquinha morreria por ter dado a luz bezerro natimorto imenso... tristeza difícil de superar ... 



quarta-feira, 6 de novembro de 2024

O Imaginário e a Tecnologia : dos USA : " A arquitetura , arte e IA"

A professora Jeanine Ribeiro Claper nos ofereceu uma belíssíma palestra sobre "Criatividade e o uso da IA na Arquitetura" na 7ª palestra do Ciclo Imaginário e a Tecnologia. 



Dos EUA , onde ela está morando agora, discorreu sobre as mudanças na Arquitetura oriundas de usos de materiais mais industrializados  a partir do século XIX , acompanhando as múltiplas oscilações sofridas entre a Natureza que conseguia continuar a se expressar através de tendências como as da Arte Nouveau e as linhas retas que antecederam os avanços recentes (e um tanto ou quanto desconexos ) do uso da IA nesta área. 

Seguem-se alguns flashes fotográficos de sua rica exposição :


 






segunda-feira, 4 de novembro de 2024

O Imaginário e a Tecnologia : revisitando um rico repertório mitológico

 A 6ª palestra do ciclo O imaginario e a Tecnologia deste mês foi com o dr. André Campelo. 



O tema "A função do irreal " foi trabalhado pelo dr. André nas fronteiras  entre o rico uso do material artístico associado a uma função simbólica  de construção  significativa de Beleza em prol do Bom e do Belo na mitologia grega - com profusa exibição de belas imagens - em especial focando no mito de Pigmaleão e  o empobrecimento desta simbólica em filmes recentes, relacionados ao uso da tecnologia digitalizada, prevendo catástrofes intergaláticas.