Como associar a dinâmica vibração do Museu de Arte do Rio
– o MAR – com a impressão repousante de vagar ao abrigo
e ao sabor de ondas amigas que experimentamos ao visitá-lo?
Recomenda-se vivamente fazê-lo em dia útil, quando o
trânsito por seus fluidos espaços se faz mais livre. Ao longo do tempo todo do
percurso, confirma-se o que o seu site nos promete: “O intuito do MAR é ser um ambiente
acessível no sentido pleno da palavra”.
Por um destes planejamentos felizes que levam em conta a sutileza dos detalhes
com o qual colaboram acasos imponderáveis, sentimo-nos logo à vontade, bem
vindos e confortáveis nesta nova casa da cultura da nossa cidade.
Revendo a informação a seu respeito:
O Museu de Arte
do Rio – o MAR – irrompeu com razoável alarido na cena cultural carioca, a
partir de sua inauguração em março de 2013, inclusive em função de seu projeto
arquitetônico impactante. Está
instalado na Praça Mauá, em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados:
o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho, de estilo
modernista – originalmente um terminal rodoviário. Os dois prédios que formam a
instituição são unidos por meio de uma praça, uma passarela e cobertura fluida,
em forma de onda – o traço mais marcante da caligrafia dos arquitetos
(Bernardes & Jacobsen) – transformando-os em um conjunto harmônico.O
Palacete abriga as salas de exposição do museu. O prédio vizinho abriga a
Escola do Olhar, que é um ambiente para produção e provocação de experiências,
coletivas e pessoais, com foco principal na formação de educadores da rede
pública de ensino.
O acervo e
programação do MAR têm em vista promover uma leitura transversal da história da
cidade, seu tecido social, sua vida simbólica, conflitos, contradições,
desafios e expectativas sociais. Suas exposições unem dimensões históricas e
contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, de âmbito
nacional e internacional. O museu surge também com a missão de inscrever a arte
no ensino público, por meio da Escola do Olhar. Esta Escola desenvolve um
programa acadêmico, construído em colaboração com universidades, para discutir
arte, cultura da imagem, educação e práticas curatoriais.
Sobe-se diretamente, de elevador, ao amplo terraço, onde, sob
o abrigo das famosas ondas, a vista para o Cais do porto constitui uma
alternância de modernas e antigas edificações, num registro preciso da história
da cidade.
O novo marco da renovação da zona portuária, os guindastes do progresso, o elevado quase extinto... |
Haverá prova maior da vitalidade de um museu do que o nosso desejo de voltar de novo só para se deter na fruição do fragmento de cultura oferecido? |
Atravessa-se de um prédio para o outro por uma passarela...
E começamos nosso trajeto de cima para baixo...
No andar mais alto, uma exposição permanente, que vai sendo
atualizada periodicamente.
imagináRio
De 06/08/2013 a 31/03/2014
Desdobramento
da exposição Rio de Imagens: uma paisagem em construção, imagináRio pretende
ampliar a discussão em torno da construção social da paisagem carioca.
Localizada
no andar concebido como espaço permanente para exposições dedicadas ao Rio de
Janeiro, imagináRio agrega trabalhos que apontam para uma
contínua reflexão. É o caso do legado dos grupos étnicos que contribuíram para
a formação do tecido social que povoou e deu diferentes contornos à paisagem do
Rio de Janeiro. Imaginar o lugar de permanência foi o que fizeram os colonizadores europeus e os escravos que aqui chegaram de outras terras há talvez mais de 450 anos. Que imagens traziam em sua bagagem? Que imagens da cidade ajudaram a produzir? O que dessa construção se manteve, o que se ressignificou e o que se quis esquecer para dar lugar a outras representações? A mostra recorre a esse trânsito de imagens para narrar uma história simbólica da cidade, entre as infinitas possíveis.
descem-se as escadas - onde um brasão de época ganha relevo sobre a sóbria parede branca.
E adentramos uma exposição digna da vocação dupla de apreciação e ensino da Casa
Dado o crônico atraso deste blog em registrar suas
experiências, àqueles que ainda nos acessarem hoje recomendamos ‘largar tudo’ e
pegar o último dia desta mostra extraordinária!
O
CO-LE-CI-O-NA-DOR: arte brasileira e internacional na Coleção Boghici
De 01/03/2013 a 22/09/2013
Não podendo fotografar, reproduzimos a disposição arredondada das obras nas duas salas, propícia a um caminhar reflexivo e lúdico |
A exposição O COLECIONADOR reúne
oito movimentos artísticos de uma só vez: o modernismo, o surrealismo, a
pintura primitiva, a abstração informal, a abstração construtiva, a nova
figuração, a pintura russa, a pintura chinesa. É uma oportunidade rara de ver,
num só lugar, a arte do século 20 desfilar diante de seus olhos.
Jean Boghici fundou a Relevo, uma
das primeiras galerias de arte do Rio, em 1961. A partir daí, ele
tornou-se também colecionador. Só que diferente dos demais: ele coleciona para
si e para os outros, ajudando a formar as principais coleções do país e
trazendo artistas e tendências internacionais para o Brasil.
O COLECIONADOR começa com
obras-ícones do século 20 que permearam a Semana de Arte Moderna de 1922
e que, a partir daí, formaram o gosto artístico de cada década. São cerca de
150 obras de uma centena de artistas: os internacionais Fontana, Calder, Max
Bill, Morandi, Kandinsky... e ainda o
melhor de Di Cavalcanti, Tarsila, Rego Monteiro, Guignard, Maria Martins.
O projeto cenográfico é de Daniela Thomas e Felipe
Tassara. Os textos sobre arte são de Luciano Migliaccio, professor de História
da Arte na USP e Unicamp, e a biografia de Jean Boghici é de autoria da
jornalista Cristina Chacel. A programação visual é de Jair de Souza.
Continuando o passeio,
desce-se outra escadaria,
ornada com brasão
antigo,
rumo à outra mostra
VONTADE CONSTRUTIVA na Coleção
Fadel
De 01/03/2013 a 20/10/2013
Vontade Construtiva na Coleção Fadel dá continuidade à participação da
família Fadel no debate cultural brasileiro, oferecendo ao público a
experiência de sua coleção.
A exposição apresenta caminhos do ideário
construtivo configurados no Brasil, por pesquisas individuais e movimentos
coletivos, desde as primeiras aproximações das vanguardas artísticas europeias
nas décadas iniciais do século XX, quando a geometria era usada como indício da
razão humana e modo de ordenação da realidade.
Conta, também com um belo acervo de peças antigas
Estende-se até os desdobramentos artísticos entre
os anos 1960 e 1980, quando o experimentalismo incorporou a questão
sociopolítica, o conceitualismo e a revisão do modernismo. Um instante especial
nesse processo aconteceu após a Segunda Guerra Mundial, com a adoção do
abstracionismo geométrico como linguagem artística universal.
Outro momento
crucial foi constituído pelas diferentes práticas do concretismo na década de
1950, pautadas no caráter não representativo da arte, na matemática e na lógica
industrial, pretendendo rever os parâmetros artísticos e redesenhar o ambiente
social, que produziram obras e debates que culminaram na dissidência
neoconcreta. Em paralelo, são destacadas pesquisas individuais que
interpretaram livremente o construtivismo, em diálogo com outras vertentes
artísticas e tradições culturais.
A arquitetura é parceira constante da interlocução das épocas; observe-se a coluna clássica em contraponto à sua irmão modernista |
Políticas de visitação:
. O Pavilhão de Exposições (Edifício Dom João VI) e a
Escola do Olhar estão adaptados à visita de cadeirantes, pessoas com baixa
mobilidade, deficientes visuais e baixa visão. Ainda dispomos, no quinto andar
da Escola do Olhar, de uma maquete tátil do museu e seu entorno.
Um detalhe expressivo do alcance democrático do Museu |
Incentivamos o uso de transportes alternativos para a vinda
ao MAR, e para isso o Museu está equipado com bicicletário. Por sua vez, skates
e patins podem ser armazenados nos guarda-volumes.
É permitido visitar as exposições com itens cujo tamanho
não exceda 35 centímetros.
O uso de rádios de comunicação e de celulares é permitido
apenas nos halls de cada andar e nas áreas externas do Museu. A utilização
desses aparelhos em modo silencioso também é vedada, para garantir a
contemplação das obras e a boa convivência no espaço expositivo.
Aos famintos informamos ter sido inaugurado,
recentemente, no terraço do Museu,
o restaurante Mauá: ainda sem maiores
referências quanto á sua comida, tem a vantagem
prévia de um ‘grande visual’!
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