quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Natal do Povo e Natal do Sonho

Hoje, no lindo Rio de Janeiro, podemos optar por curtir uma Árvore artificial, concretização de um arrojado projeto artístico,  que flutua na Lagoa , em companhia de centenas de conterrâneos e turistas, muito selfies e às vezes até música !


Outros escolhem , interiorizando poeticamente o sonho natalino, flanar por espaços desimpedidos e deixar que a imaginação rascunhe os símbolos tradicionais entre árvores de verdade, à luz de uma estrela que brilha ao meio dia...


E observem o charmoso acaso: ali, em primeiro plano, aqui, quase imperceptível à sombra da palmeira, o eterno pipoqueiro e sua mensagem gustativa do quão perene pode ser a alegria da  infância infinita ..

Que um Papai Noel pipoqueiro concretize todos os nossos sonhos em 2015 ! 


Feliz Natal para todos !!!!

sábado, 20 de dezembro de 2014

O Quebra Nozes na TV

No ano passado (ver postagem de 24 de dezembro de 2013), assistimos o Quebra Nozes no Municipal do Rio. Para contrastar estilos de cenografia e indumentária e as variações possíveis no ballet em si, nada como conferir outras versões da peça. Para tal, as TV a cabo se encarregam de fazê-lo, nesta quinzena do ano.

Aquela do Royal Ballet, mais clássica, em tons de azul e rosa levam O Mago e a Menina  a assistir de camarote as lépidas evoluções dos bailarinos, em um castelo feito de rendas de geada...




 Quer dançando a Menina sozinha entre as Fadas Açucaradas, quer o fazendo acompanhada pelo Soldadinho entre nobres, príncipes e princesas , o  ballet nos remete ao Encantamento de um Sonho, de forma bem propícia à da época de Festas que prenuncia !!

.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Outro ninho e a guirlanda de Natal


Os ninhos de passarinho, no sítio, comovem pela confiança que creditam nos humanos, construídos que são em locais de acesso irrestrito ao nosso trânsito...

    ... como na ponta de uma samambaia, à altura de nossas mãos...







Não conseguimos surpreender a mãe beija-flor no ninho, senão como um corisco azul, que escapole de sua função de alimentar ou aquecer as crias, mal pressente nossos passos...






Os filhotes, entretanto, prosperam, projetinhos de esperança alada, sob nossa feliz proteção...

Uma singular semelhança nos surge aos olhos entre os ninhos e guirlandas de Natal, ambas tecidas de gravetos, tão delicadas e tão resistentes estruturas, em forma de mandala, abrigando novas possibilidades de vida e de transformação, dependentes ainda e sempre de nosso cuidado e dedicação ...




terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Um ninho no espinheiro

No sítio, fragmentos poéticos da observação da natureza se prestam a compor  metáforas vivas para situações existenciais comuns às pessoas sensíveis.



Nosso lar, nosso íntimo, nos é tépido e fofo, como um ninho de passarinhos. Nele guardamos o que nos é mais precioso e fonte de energia para os vôos do pensamento, nossas inspiração e imaginação, nossos projetos secretos, ovos em germe a serem preservados íntegros ...








Mais expressiva ainda é como esta estrutura delicada, de rendas tecidas com gravetinhos e painas qual plumas, se equilibra, instável e firme, em um cactus espinhoso, que expele suas armas, adagas finíssimas de dor, a quem dele só se aproxima. Como a própria vida, entretanto, o cactos é enfeiado com exóticas flores atraentes e poupa de suas defesas a morada do passarinho.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Almoço comemorativo fim de ano: Ibérico

Restaurante Ibérico 
Um hábito gentil desta época do ano é o de reunir  amigos para antecipar as Festividades de Natal. Em suas variações tête-a-tête ou mais gregárias, o almoço é uma boa opção de celebração ajustada às demandas do dia-a-dia.

Charme até na garrafa de água que
precede a refeição 
 Um novo restaurante, de comida espanhola requintada, no Jardim Botânico, mostrou-se muito adequado a esta prática.

 O menu executivo oferece uma ótima relação custo-benefício. Na opção entrada-prato principal o preço está em R$ 42,00 e os pratos são bem servidos.


Escolhemos a entrada Escalivada con Anchovas e Olivada. O prato veio acompanhado de pãezinhos quentes. A limonada suíça foi bem preparada.




Dentre os pratos principais escolhemos a Ternera e os Calamares, preparados conforme o descrito abaixo:


Calamares com verduras 

Ternera em salsa

Com boa comida, atendimento atencioso e ambiente  agradável (e bem climatizado),  fica ainda melhor rememorar , em alegre companhia,  as peripécias do ano que finda e planejar as daquele que virá! 




quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A saga da Árvore da Lagoa em 2014 !

Ao final de novembro, os espíritos sensíveis que habitam nos bairros ao redor da Lagoa já se precavem contra os transtornos no trânsito devidos à Árvore de Natal nela flutuante, cuja instalação anual  é, então , inaugurada.

A boa notícia é que este ano as providências para sua visitação parecem mais bem organizadas. 

A Prefeitura do Rio montou esquema especial de trânsito para a inauguração da Árvore de Natal da Lagoa, no sábado (29), no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e nas principais vias impactadas pelo evento (Rua Humaitá, Túnel Rebouças, Rua Mario Ribeiro, Túnel Acústico Rafael Mascarenhas e Túnel Zuzu Angel). A operação será mantida durante todo o tempo de exposição da árvore de Natal. Veja todos os detalhes: http://bit.ly/ÁrvoreNatalLagoa

Ali somos informados, por exemplo, de que  ônibus do Metrô levarão passageiros para vê-la todo sábado e domingo de 7 em 7 minutos. E que o estacionamento na Lagoa não será permitido.
Que a balbúrdia usual diminua. para alegria de todos e felicidade geral dos moradores ao redor ! 

domingo, 23 de novembro de 2014

Oca

A canícula aumenta devagar e sempre. E precisamos renovar nosso conhecimento dos novos refúgios para enfrentá-la, em especial ao ar livre, se sairmos, em ritmo de lazer, às ruas...

No Parque Laje, um 'happening' recente deixou de lembrança uma oca indígena, no local erigida por uma legítima tribo. Como usualmente, nos eventos do Parque, nenhuma plaquinha ou referência similar detalha a informação, obtida de um zelador.
É inegável a marca silvestre nos detalhes que nos comprovam a autenticidade da informação.

O teto explicita a técnica simples de sua construção qual uma abóboda
e
banquinhos de troncos ou de tábuas se distribuem ao longo das entradas, em um único extenso círculo 



Lá dentro, logo fica fresquinho, não obstante a temperatura já elevada na manhã de final de "primavera"...

domingo, 16 de novembro de 2014

Preguiça dominical

Com este raríssimo tempo fresquinho - em Novembro! -  no Rio, ah que preguiça de sair de nossa toquinha !!!




Que pretexto gostoso para nutrir o vício (ou virtude, em nosso tempos histéricos) da leseira !





O mais chique,  of course , é fieis à nossa europeia carioquice da montanha pormos em dia a leitura atrasada...

Mas, aqui entre nós, também vale curtir o filme pirateado durante a semana na Internet:


Ou só ficar bocejando e zanzando do sofá para a cama e vice-versa 

E é só por hoje: vou morgar, caros amigos! 


domingo, 9 de novembro de 2014

Promessa vasqueira de mudança de tempo

O domingo amanheceu com preguiça de levantar da cama, o corpo pesado do calor incessante, da seca persistente da última semana. Uma garoa um pouco mais espessa chuviscava no horizonte, mas logo cessou, deixando o Cristo envolto em brumas expectantes.


Ó Deuses da Natureza, nos enviem uma chuva de verdade, nossos jardins ressecam e nossa alma se encolhe sem esta sua dádiva !

domingo, 2 de novembro de 2014

Churrasco no sitio

Acabada a obra no Rio, que melhor conclusão festiva do que reunir os obreiros mais fiéis e os caseiros de vinte anos em um churrasquinho no sítio ?

Além da sombra gostosa, as jabuticabeiras carregadas nos oferecem a sobremesa...





Ah, que preguiça de deixar a mesinha com a toalha esvoaçando à brisa fresca e voltar para o calorão carioca !


domingo, 26 de outubro de 2014

Um voto faz a diferença

Almas poéticas estranham as possibilidades de passagem de sentido entre o individual e o coletivo. "Não faz diferença um só voto, Não vai alterar o resultado" estes espíritos evasivos meditam... O 'se todos pensassem assim..." como argumento não é percebido como significativo por estas mentes pouco matemáticas e estranhamente realistas quanto ao fosso existente entre a pessoa e o grupo, o privado e o público, em nossa sociedade dita democrática.

É por outra via que comparecemos às urnas, alguns de nós. Por um sentimento vago de participação, uma ilusão de si mesma consciente de que temos algo a dizer frente às maquinações políticas e econômicas que tão pouco nos concedem em termos de uma verdadeira escolha.

Só o voto nos resta , última, ínfima e preciosa aceitação do nosso desejo numa esfera movida por outros interesses. Valorizemo-lo, pois.





quinta-feira, 23 de outubro de 2014

A família Capivara da Lagoa

Os Cariocas ficaram chocados ante a notícia de que um Egresso dos Infernos machucara  ( suspeita-se que com objetivos canibalescos!)  um dos membros - justo a recém-mamãe de três belos filhotinhos -   das famílias Capivara residentes da Lagoa.


Prontamente reportado o Crime Hediondo e providenciado o curativo da Criaturinha, que já está fora de perigo, a família reunida - sob a proteção de Santa Margarida, que reside na Igreja próxima - é motivo de contemplação vigilante e carinhosa para os usuais transeuntes da área e para visitantes compassivos . Muito bom ver a família Capivara unida e feliz de novo!


domingo, 19 de outubro de 2014

Dia de debates dos presidenciáveis na TV


Hoje, acompanhando o momento eletrizante das eleições para Presidente do Brasil, os cariocas se programam para adentrarem a noite, acompanhando o (creio que último) debate dos candidatos pela  TV Record.  Amizades estremecem (mas não se rompem) enquanto de forma mais ou menos discreta, são declaradas as preferências de cada um nas conversas informais ou nas redes da Midia.  



Neste domingo, 19/10, às 22h15, a TV Record realizará um debate entre os candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), com mediação dos jornalistas Adriana Araújo e Celso Freitas.

O debate será transmitido simultaneamente pelo portal R7.com. 

O debate terá três blocos e, portanto, dois intervalos comerciais. No primeiro bloco haverá oito rodadas de confronto direto entre os candidatos. O formato será de pergunta de livre escolha, resposta, réplica e tréplica.
O segundo bloco exibirá quatro rodadas de confronto direto. O formato será de pergunta de livre escolha, resposta, réplica e tréplica.
O terceiro bloco terá mais duas rodadas de confronto direto e os candidatos farão as considerações finais.
A ordem do início do confronto direto foi definida por sorteio com a participação dos assessores do PT e PSDB.  Dilma Rousseff inicia o primeiro, o terceiro bloco e as considerações finais.
Aécio Neves abre o segundo bloco e encerra as considerações finais.

O debate deverá ser encerrado aproximadamente à meia-noite.





Para a turma que não aguentar esperar (ou ir até o fim) , haverá reapresentação do programa, na íntegra, pela Record News, na segunda-feira (20/10), em dois horários, às 8h e às 18h.




domingo, 12 de outubro de 2014

No intervalo das eleições

Enquanto debatemos nossos candidatos prediletos, lembremos que votar é privilégio democrático e alguns casos o atestaram, na etapa recém-passada,  mais do que outros... tais quais ...

O jovem de 16 anos que se antecipou à obrigatoriedade do dever cívico 
A senhorinha de noventa anos que a estendeu além do tempo regulamentar


O cadeirante que exerceu seu direito vencendo suas limitações de locomoção físicas
E a ribeirinha amazonense que superou aquelas geográficas
E aquele que não vê com os olhos da carne , mas deseja fazê-lo com os do espírito
A todos, nossos parabéns e votos de um bom voto!