quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Natal do Povo e Natal do Sonho

Hoje, no lindo Rio de Janeiro, podemos optar por curtir uma Árvore artificial, concretização de um arrojado projeto artístico,  que flutua na Lagoa , em companhia de centenas de conterrâneos e turistas, muito selfies e às vezes até música !


Outros escolhem , interiorizando poeticamente o sonho natalino, flanar por espaços desimpedidos e deixar que a imaginação rascunhe os símbolos tradicionais entre árvores de verdade, à luz de uma estrela que brilha ao meio dia...


E observem o charmoso acaso: ali, em primeiro plano, aqui, quase imperceptível à sombra da palmeira, o eterno pipoqueiro e sua mensagem gustativa do quão perene pode ser a alegria da  infância infinita ..

Que um Papai Noel pipoqueiro concretize todos os nossos sonhos em 2015 ! 


Feliz Natal para todos !!!!

sábado, 20 de dezembro de 2014

O Quebra Nozes na TV

No ano passado (ver postagem de 24 de dezembro de 2013), assistimos o Quebra Nozes no Municipal do Rio. Para contrastar estilos de cenografia e indumentária e as variações possíveis no ballet em si, nada como conferir outras versões da peça. Para tal, as TV a cabo se encarregam de fazê-lo, nesta quinzena do ano.

Aquela do Royal Ballet, mais clássica, em tons de azul e rosa levam O Mago e a Menina  a assistir de camarote as lépidas evoluções dos bailarinos, em um castelo feito de rendas de geada...




 Quer dançando a Menina sozinha entre as Fadas Açucaradas, quer o fazendo acompanhada pelo Soldadinho entre nobres, príncipes e princesas , o  ballet nos remete ao Encantamento de um Sonho, de forma bem propícia à da época de Festas que prenuncia !!

.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Outro ninho e a guirlanda de Natal


Os ninhos de passarinho, no sítio, comovem pela confiança que creditam nos humanos, construídos que são em locais de acesso irrestrito ao nosso trânsito...

    ... como na ponta de uma samambaia, à altura de nossas mãos...







Não conseguimos surpreender a mãe beija-flor no ninho, senão como um corisco azul, que escapole de sua função de alimentar ou aquecer as crias, mal pressente nossos passos...






Os filhotes, entretanto, prosperam, projetinhos de esperança alada, sob nossa feliz proteção...

Uma singular semelhança nos surge aos olhos entre os ninhos e guirlandas de Natal, ambas tecidas de gravetos, tão delicadas e tão resistentes estruturas, em forma de mandala, abrigando novas possibilidades de vida e de transformação, dependentes ainda e sempre de nosso cuidado e dedicação ...




terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Um ninho no espinheiro

No sítio, fragmentos poéticos da observação da natureza se prestam a compor  metáforas vivas para situações existenciais comuns às pessoas sensíveis.



Nosso lar, nosso íntimo, nos é tépido e fofo, como um ninho de passarinhos. Nele guardamos o que nos é mais precioso e fonte de energia para os vôos do pensamento, nossas inspiração e imaginação, nossos projetos secretos, ovos em germe a serem preservados íntegros ...








Mais expressiva ainda é como esta estrutura delicada, de rendas tecidas com gravetinhos e painas qual plumas, se equilibra, instável e firme, em um cactus espinhoso, que expele suas armas, adagas finíssimas de dor, a quem dele só se aproxima. Como a própria vida, entretanto, o cactos é enfeiado com exóticas flores atraentes e poupa de suas defesas a morada do passarinho.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Almoço comemorativo fim de ano: Ibérico

Restaurante Ibérico 
Um hábito gentil desta época do ano é o de reunir  amigos para antecipar as Festividades de Natal. Em suas variações tête-a-tête ou mais gregárias, o almoço é uma boa opção de celebração ajustada às demandas do dia-a-dia.

Charme até na garrafa de água que
precede a refeição 
 Um novo restaurante, de comida espanhola requintada, no Jardim Botânico, mostrou-se muito adequado a esta prática.

 O menu executivo oferece uma ótima relação custo-benefício. Na opção entrada-prato principal o preço está em R$ 42,00 e os pratos são bem servidos.


Escolhemos a entrada Escalivada con Anchovas e Olivada. O prato veio acompanhado de pãezinhos quentes. A limonada suíça foi bem preparada.




Dentre os pratos principais escolhemos a Ternera e os Calamares, preparados conforme o descrito abaixo:


Calamares com verduras 

Ternera em salsa

Com boa comida, atendimento atencioso e ambiente  agradável (e bem climatizado),  fica ainda melhor rememorar , em alegre companhia,  as peripécias do ano que finda e planejar as daquele que virá!