terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Benfeitores esquecidos do dia-a-dia

Pensamos - com grande justiça - nos benfeitores da Humanidade como os grandes filósofos e cientistas que ajudam a compreender e mitigar sofrimentos existenciais e males físico e psíquicos. Também os patronos dos grandes avanços civilizatórios e científicos merecem um lugar neste Panteão glorioso.

Outros inventores, entretanto,sem atingir  tais pícaros, nos  são de muita utilidade nas peripécias do cotidiano e merecem nossa  mais legítima  gratidão. 

Assim, nossa homenagem de  hoje vai para Willis Carrier !




O inventor do ar condicionado !!!! 

domingo, 28 de janeiro de 2018

E o Verão chegou !

Custou, mas chegou ... o típico verão carioca , de sufocante calor !

E aí vão as tradicionais fotos do blog sobre este momentoso cíclico evento climático em nossa Cidade !





A pobre da Garota de Ipanema deixa seu recadinho final... 



 

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Três gatinhos de novo

No sítio, um novo gatinho, macho  - já compridinho , donde filhote maiorzinho - é abandonado, adotado (para minha casa)  e castrado pelo meu caseiro. Moisés se diz preocupado com o constante sumiço de Ron-Ron, que parece querer seguir os passos aventureiros da mãe e às vezes desaparece por dias seguidos. Huguinho também , por não ser capado, nem sempre está à vista. Donde, cabe ao pequeno novo ser, assumir as funções de 'gato doméstico'. Será que sua índole muito gentil se manterá assim ?

Os dois outros rosnam para ele, como é costume entre os felinos, quando um novo colega de espécie, mas não de família,  aparece no seu território. Mas ele nem liga, é calminho. Escolhe um cantinho  protegido  e  lá fica, esquecido, ou contemplado os irmãos postiços de uma posição estratégica...


É muito, muito mansinho. Mal a gente senta, pula no colo. Dorme comigo na cama, agarradíssimo, ronronando alto.

Assim, escolhi - com a indispensável concordância da caseira Rita - pra ele o nome de Caramelo. Pela sua cor, que mescla o branco da espuma com o beje dourado do confeito mais solidificado. E principalmente pela sua doçura e 'grude' encantador !

Fiquei na maior dúvida se o trazia comigo pro Rio. Temo que vire um pequeno selvagem como os outros, que fuja, que se perca... Mas acho que seri penoso para minha gata urbana, Morgana, sua presença; Não tenho suficiente proteção nas janelas do Rio . Lá, tenho mais tempo e disposição pra ficar mimando ele. E , lá, a vida dele pode ser mais livre e  feliz...

Mais breve talvez, também... Ah, dúvida cruel ! 

 Mimoso gatinho, que sejas protegido pelos Deuses da Natureza !!! 

sábado, 6 de janeiro de 2018

Variações em torno do Dia dos Reis

Gosto muito do Dia dos Reis ... é uma data pouco valorizada, muitas vezes, face à maior repercussão de Natal e  Ano Novo . Mas cada um de seus elementos simbólicos tem uma carga que me agrada...


Os Reis são Sábios . Aventuram-se, sem garantia, seguindo uma Estrela, uma inspiração, uma esperança. E, na sucessão das Festas, o seu Momento é aquele em que, uma vez realizado o Re-encontro anual extático com o Milagre e a possibilidade de transformação profunda - em termos até mesmo de Paz Mundial - deve-se voltar aos trajetos do dia-a-dia.

Que o nosso caminho na vida ordinária seja ainda e sempre o de uma Jornada, nada menos !

Que percebamos a continuidade da Estrela no Céu como parte de nossa responsabilidade como seres humanos. Em qualquer lugar da Terra onde estejamos, inclusive em nosso sofrido Brasil.



Feliz Novo- Ancestral Ano para todos !!!