quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Flagras cariocas: Lealdade

Em tempos bicudos de valores e dúbio de alianças é , às vezes , de lugares insuspeitos que nos vem  um pouco de conforto e inspiração.

Na rua e no abandono, dormiam o mendigo e seu cão...


Compartilhando  o mesmo lençol velho e sujo...

Observem o detalhe da ponta do segurador da coleira enroscado no calcanhar do homem, para manter o amigo seguro de eventuais escapadas.

Aquece um coração sensível a cena singela. trivial e sublime. 



quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

A árdua Missão das Obras

Não é à toa que o vocábulo Obras refere-se tanto àquelas de cunho material quanto ao árduo trabalho de mudança  de uma realidade gasta e/ou inapropriada a um propósito maior ou melhor. Daí o caracterizar sua realização concreta como uma Missão não nos parece inapropriado.

Continuo realizando tais epopeias privadas no sítio, em paralelo com uma revisão profunda do significado de meu pedaço de terra no mundo. E de  sua função em minha vida indagadora, passando aos poucos do local de  mero lazer e refúgio do mundo (sua mais fundamental e fascinantemente alienada  atribuição passada) para espaço de produção - de alguns alimentos para consumo meu e dos meus e quiçá futuro comércio, nestes tempos bicudos, mas, antes de tudo , de um sentido e de um direcionamento mais cooperativo com os Outros (!) em meus projetos de transformação pessoal.

Nesta etapa, após diversas negociações, tratou-se de refazer o chão de cimento verde da cozinha e da varanda do térreo da casa; estavam todos descascados e mesmo arriscando os que ali passavam a tropeções e tombos.



 Observem-se , no conjunto, Maicol diante dos diversos trechos a serem refeitos de chão e paredes



Enquanto os móveis das duas peças  se acumulavam nas salas do primeiro andar ...
  ... as paredes iam ficando branquinhas e experimentavam-se diversas opções de tinta para o chão.. 
E afinal ...

 Um verde um tanto excessivo, de quadra de tênis, cobriu o chão rústico  de forma  esfuziante



Mas não faz mal, ficou mais seguro opor um lado ... e pro outro , vai desbotar ... perder o tom exagerado ... ganhar naturalidade ....

Como as Obras realmente boas costumam fazer ...

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Cinzas e Fênix

Tenha o Carnaval sido um período de feéricas festividades ou de retiro tranquilo, a 4a feira de Cinzas tem um tom melancólico, pois assinala o inevitável término  da "fuga do real" .



Resta-nos desejar que , com a restauração das energias, após a catarse ou a descontração , a vida cotidiana se nos apresente sob o seu aspecto mais animado e vibrante  ...



 Qual Fênix renascida, em busca de uma vigorosa retomada de seu Vôo !


sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

A Calma do Carnaval

Segredo bem guardado, exclusivo de alguns bairros mais intimistas do Rio de Janeiro: o Carnaval é uma das épocas mais calmas do ano!

Explica-se: nestes bairros pouco festeiros - tirando momentos de exceção que só confirmam a regra como a saída do bloco Sovaco do Cristo - a maioria dos moradores viaja. O silêncio dos feriados , então, penetra as ruas, como um perfume exótico .

E tudo fica tão tranquilo !



Até mesmo os passarinhos desistem de seu vôo apressado e passeiam a pé, para aproveitar a doçura dos dias !