domingo, 14 de outubro de 2018

Novo plantel das vaquinhas do sítio


Houve uma renovação no meu pequeno rebanho de vaquinhas. Moisés me fez ver , - e creio que tem razão - da necessidade de trocar nossas cabeças , para garantir a produção de leite que correspondesse à nossa condição de alimentar os animais :  o pasto do sítio é pequeno e já estou gastando no limite de minhas possibilidades com a ração.

 É sempre penoso pra mim - e aí revelo minha sensibilidade super urbana ! - mandar pro cutelo ou algo similar os bichinhos de minha criação. Estrelinha , a grande vaca preta que estava conosco há muito tempo, foi uma das 'escolhidas'; já passou seu período reprodutor . O  último filhote que teve , nasceu morto. Donde, prognosticam-se partos difíceis e improdutivos... pelo jeito, só a nossa matriarca Mococa teve o direito de morrer de velhice, em paz! Também duas filhotas foram 'selecionadas' ; estas tendo mais chance de serem poupadas ao sacrifício imediato. Sem falar que Moisés me disse que uma acamurçada bonitinha que eu tinha 'morreu'... Pretendia documentar com fotos estas mudanças, mas falta-me a coragem...

Mesmo assim , para exercer o treino de um mínimo de controle sobre estas variáveis,  e também delas extrair o seu lado mais ameno, aí vão as fotos de meu novo plantel, incluídas as antigas e as novas...
Mansinha - vaca rajada á direita que já estava no sitio - e a Laranjinha
 (por quem as outras três cabecinhas foi trocada) que é meia-jersey.

Mococa II é a descendente de Mococa que restou ...
 Se não me engano é a última das vaquinhas mais antigas,
desde filhota conosco.
A seu lado, a  bezerrinha - que se chama Rajadinha -
filha de Mansinha

 Á  direita, Papucaia,  que está para criar, já mojando...

E abaixo, à esquerda  o bezerrinho de Laranjinha . São tão comovedoramente pequenos e graciosos e bonitinhos , quando pequeninos...

E nem nome têm, porque, sendo machos,  serão vendidos para o cutelo tão logo crescerem o suficiente...

Há um lado sofrido na atividade  de produção de leite que me machuca o coração !!!

Que meu pequeno plantel tenha  a mais confortável das vidas, enquanto em meu sítio !


E que o fim inevitável a todos nós lhes seja rápido e não doloroso quando tiver de vir... 




Nenhum comentário:

Postar um comentário