sábado, 30 de novembro de 2019

Vinte anos depois...

É muito estimulante encontrar uma colega de Mestrado quase vinte anos depois...

Aconteceu com Aline, que, a partir de encontro casual com antigo professor, recuperou meu endereço e entrou em contato, para renovarmos nosso conhecimento. Aproveitando a brecha de um dos muitos insólitos feriados deste novembro, combinamos nos encontrar no meu novo restaurante predileto, aqui no JB,  o Prana, que ela achou agradável e charmoso .

Eu logo reconheci a moça bonita, com um ar de determinação bem consoante à defesa firme de suas convicções, suavizado pela expressão meiga do olhar perspicaz, lindo sorriso e gentileza das atitudes.

Conversamos um tempo grande, em  amiga e apaixonada  troca de opiniões um pouco divergentes  sob diversos ângulos, mas convergentes numa intenção comum de auxílio de crescimento do ser humano, que Aline aborda, prioritariamente, sob a perspectiva do empoderamento feminino. Aprecio muito o diálogo das diferenças, que, quando aberto e sincero,  me enriquece mais que a redundância simpática , mas  tão somente cordial.


Enquanto isto degustávamos a atmosfera alternativa e saborosa da varanda do Prana, onde pudemos ficar, graças à temperatura amena que, surpreendentemente, tem-se mantido constante neste início de verão complacente em nossa calorenta cidade.



Um docinho muito gostoso de chocolate encerrou com doçura este nosso reencontro, que espero funcione como um ponto e virgula em renovados parágrafos  de conversas lúcidas e lúdicas !






quarta-feira, 27 de novembro de 2019

A Primavera da Vida afastando as sombras do Inverno

Ainda dói, cada vez que vou ao sítio, a ausência de Huguinho. Ainda me sinto responsável por não tê-lo castrado e , talvez, evitado sua evasão.  Mas recuso-me a considerá-lo perdido para a Morte. Eu o imagino, belo, elegante e discreto como (era) é, em sua magnífica masculinidade preservada, num harém de gatinhas faceiras, em algum socavão de nossa ampla área rural , alimentado e cuidado por alguém que também admire sua impávida majestade, de pequeno leão furtivo.

Mas , apesar disto, é Inverno em minha alma quando me lembro dele, especialmente quando estou  por lá...

Entretanto, pouco a pouco, a primavera que a cada ano volta a enfeitar o sitio, me alimenta e conforta  a imaginação. Invento símiles entre os ritmos inesperados e surpreendentes da Natureza e o possível retorno de meu gatinho Bem-amado.

Aí vão alguns deles...

Este bouganville cor-de-terra - cuja coloração sutil custei muito a achar -
foi plantado há mais de vinte anos junto ao portão.
Só agora começa a realmente se destacar e a espraiar-se em galhos que tendem
a formar cobertura na entrada do sitio, aureolando de vegetal graça
a modéstia do portão de eucalipto feito por vizinho em nome de nosso boa  relação ...

E quão rápido crescem , depois de anos de incubação silenciosa !

 Também gosto de experimentar flores diferentes, de 'Jardim antigo' e havia comprado um pezinho da assim chamada "espiritadeira", há uns poucos anos, que nada dera até agora .

Mas suas florezinhas singelas, mas muito bem vindas, agora revelam seu formato suave, despretensioso , com o charme extra de representarem a Tradição ...



 Um capinzinho duro - cujo nome não sei - que dá florezinhas catitas em algumas de suas pontinhas, sumiu completamente de um canteiro do sítio e surgiu em outro.

Eu tinha algumas espécies de tinhorão , também desaparecidas , e uma delas também resolveu dar a alegria de sua presença, no mesmo lugar onde ela e as amigas se encontravam outrora.


Mas uma especial esperança brota de uma florzinha desconhecida, que nasceu absolutamente insuspeita e solitária no meio do gramado !

Persista e multiplique-se, vergoneazinha singular !!! Você escolheu o lugar certo, atento ao quase secreto e  ao modesto sublime , para se apresentar ao Vasto Mundo!!!




sábado, 23 de novembro de 2019

Oito aninhos de Morgana

Morgana fez oito anos ontem, 22 de novembro !

Dia corrido, só lembrei de noite e esqueci de postar. Mas só um dia de atraso é permissível !!!!

Feliz aniversário, companheirinha de minha casa pacata e intimista, de meus cochilos, de minhas sessões com meus analisandos, de meus estudos e diários... 



E muitos mais aninhos de Vida !!!! 


sábado, 16 de novembro de 2019

Adote uma história

Uma iniciativa graciosa para leitores contumazes  - que nem sempre sequer lembram bem dos enredos 'digestivos' dos livros comprados para uma distração amena - são as bibliotecas super-informais 'abertas para o publico' sem maiores compromissos.



Uma delas é "Adote uma história" um cantinho ao final de uma galeria no Largo do Machado ,  onde em uma estante discreta , volumes doados enfileiram-se, esperando seu trânsito para uma tarde preguiçosa em casas diversas ou espiadelas furtivas por entre os  ritmos truncados das paradas  no Metrô.

Quem quiser , pode ler por ali mesmo. As regras são simples,  sem fiscalizações, confiantes, em torno de quantos livros levar ou  como doar novos exemplares .



Uma lojinha ao lado, responde pela gestão  do pequeno espaço . Ela mesma é uma lojinha simpática, de miudezas boas para presentinhos de Natal e lembrancinhas para nosso lar .

Escolhi alguns enfeites de geladeira , com dizeres engraçados.

 E passei lá momentos agradáveis, em um intervalo entre minhas atividades pelo Largo do Machado ...
Assim,  vou voltar !!!