quarta-feira, 27 de novembro de 2019

A Primavera da Vida afastando as sombras do Inverno

Ainda dói, cada vez que vou ao sítio, a ausência de Huguinho. Ainda me sinto responsável por não tê-lo castrado e , talvez, evitado sua evasão.  Mas recuso-me a considerá-lo perdido para a Morte. Eu o imagino, belo, elegante e discreto como (era) é, em sua magnífica masculinidade preservada, num harém de gatinhas faceiras, em algum socavão de nossa ampla área rural , alimentado e cuidado por alguém que também admire sua impávida majestade, de pequeno leão furtivo.

Mas , apesar disto, é Inverno em minha alma quando me lembro dele, especialmente quando estou  por lá...

Entretanto, pouco a pouco, a primavera que a cada ano volta a enfeitar o sitio, me alimenta e conforta  a imaginação. Invento símiles entre os ritmos inesperados e surpreendentes da Natureza e o possível retorno de meu gatinho Bem-amado.

Aí vão alguns deles...

Este bouganville cor-de-terra - cuja coloração sutil custei muito a achar -
foi plantado há mais de vinte anos junto ao portão.
Só agora começa a realmente se destacar e a espraiar-se em galhos que tendem
a formar cobertura na entrada do sitio, aureolando de vegetal graça
a modéstia do portão de eucalipto feito por vizinho em nome de nosso boa  relação ...

E quão rápido crescem , depois de anos de incubação silenciosa !

 Também gosto de experimentar flores diferentes, de 'Jardim antigo' e havia comprado um pezinho da assim chamada "espiritadeira", há uns poucos anos, que nada dera até agora .

Mas suas florezinhas singelas, mas muito bem vindas, agora revelam seu formato suave, despretensioso , com o charme extra de representarem a Tradição ...



 Um capinzinho duro - cujo nome não sei - que dá florezinhas catitas em algumas de suas pontinhas, sumiu completamente de um canteiro do sítio e surgiu em outro.

Eu tinha algumas espécies de tinhorão , também desaparecidas , e uma delas também resolveu dar a alegria de sua presença, no mesmo lugar onde ela e as amigas se encontravam outrora.


Mas uma especial esperança brota de uma florzinha desconhecida, que nasceu absolutamente insuspeita e solitária no meio do gramado !

Persista e multiplique-se, vergoneazinha singular !!! Você escolheu o lugar certo, atento ao quase secreto e  ao modesto sublime , para se apresentar ao Vasto Mundo!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário