terça-feira, 25 de agosto de 2020

O raro frio do Rio

 Este ano, mais do em outros, o frio no Rio está arredio. No fim de semana passada, choveu muito, deliciosamente. E esfriou muito. Foi uma bela maneira de adentrar um novo ciclo de vida.

Choveu sexta-feira, sábado, domingo e ontem - e a temperatura também acompanhou sua cristalina queda.  


Estudei bastante... E me aconcheguei na cama macia, com os chocolates que sobraram do dia de meu niver  - que foi de muito trabalho, com só esta extravagância ! - , o café do sitio quentinho ! 


terça-feira, 18 de agosto de 2020

Comemoração em dobro

 Como aconteceu dois anos atrás, quando Dan nos visitou em julho, um momento importante do nosso grupo 4F ocorreu neste inicio de agosto, paralelo  à ascensão de Leão aos céus !  Assim, tive uma comemoração dupla especial, com membros diletos do nosso projeto psicanalítico.  Ou seja, a da entrega dos Certificados do curso providenciados por Ana Luisa, que tem intermediado o contato com nossa designer, e a do meu aniversário.  

Reunimo-nos na casa acolhedora da Jeanine, que acabou de defender seu doutorado e deve viajar para os Estados Unidos,  no início de setembro. Ela nos recebeu com a fidalguia e gentileza de sempre, acompanhada de sua cadelinha Polly, que já está velhinha, vestidinha para o frio (atenção ás botinhas!) . 

 Foi também uma vitória sobre a quarentena, pois há muito tempo não nos reuníamos. Chegamos a abrir um queijo do reino guardado  há meses para esta ocasião sempre adiada.... 

Diante da mesa linda, em termos da ornamentação e dos quitutes caprichados,  de nossa anfitriã - mais as nossas contribuições - , ela nos teceu comentários sobre os aspectos de sua tese que mais a haviam apaixonado...

Depois, passamos para a outra sala, onde, simbolicamente, demos inicio a mais um vídeo de 4F, recém-postado, como exemplo de nossa (discreta, mas constante) produção intelectual . 

Ana Luisa, então, nos mostrou    

uma ótima amostra do material

de estudo que reuniu ao longo  dos cinco anos de nossa Formação Básica.

 

E, depois, passamos ao emocionante ritual de assinaturas dos diplomas, em torno da mesinha de centro rodeada por poltronas macias...

Primeiro,

as Mestras, of course... 

 Seguiram-se as importantes assinaturas que nos merecem  destaque  dos membros fundadores e formandos da primeira turma do 4F. 

Jeanine Claper 




Marcio Mello 

                             




 Ana Luisa Veríssimo Lopes  


                                   Recebam nossos parabéns, turma inaugural do 4F !!!!!!

Depois, formos cantar outro tipo de parabéns , pelo meu aniversário e pelos de todos nós, que não havíamos conseguido nos reunir para celebrá-los este ano !!!  

                             

                             E assim nos despedimos de mais um encontro promissor  sob o olhar carinhoso da nossa fotógrafa Juliana e da Polly...                            


domingo, 9 de agosto de 2020

Meu presentinho de aniversário do sítio

 Meu primeiro presentinho de niver este ano veio de minha caseira Rita. Ela lembrou que eu fazia anos  este mês .   

E, num impulso de carinho - declarando  que "nunca me havia dado nada", o que não é verdade ! - me perguntou de eu gostava do aroma de um perfume que ela mesmo havia ganho . E a ele acrescentou um ramo fresco de flores, colhidas na casa da prima, que  mora ao lado e que cultiva um belo jardim ! 


Fiquei feliz com este  lembrete, suave, inesperado, de que talvez tudo que faço para estreitar laços de relação humana mutuamente atenta e respeitosa  com os empregados de  meu sitio , esteja dando frutos

... ou talvez fazendo brotarem flores  ... 

... perfumadas !!! 


terça-feira, 4 de agosto de 2020

Frio na serra

No sítio, tempo de frio, podas e ramos secos retorcidos 
Meus queridos pés de figo, tão despojados... 

     Mas um arbusto do jardim que parecia seco e sem folhas... 
...explode em flores  inesperadas , delicadas , presas nos  galhos nus como se fossem  de papel  
                                Uma linda lua cheia emerge no crepúsculo enevoado
E raminhos crestados fazem um auréola  no alto das árvores 
para emoldurar Vésper que se eleva no  Céu ...