sexta-feira, 30 de julho de 2021

Gentileza de fim-de-semana

 Neste mês tão sofrido e corrido - apesar  do frio delicioso não pude ir ao sitio curtir a geada ! - Uma vizinha nova no prédio teve a gentileza de me oferecer um presentinho guloso de fim de semana... 

Um saquinho de papel enfeitado de florezinhas à la campestre, uma granola doce de maracujá e uma salgada mista , ambas deliciosas, dois saquinhos do tradicional  chá Twinings para acompanhar , um post-it com mensagem delicada ... 

Surpreendeu e aqueceu meu coração, mais do que ela poderia imaginar !  

Estou tentando retribuir com geleiazinhas do sitio , mas não a acho em casa. Fica aqui uma nota de suavidade e reconhecimento de que devo respeitar  minhas necessidades; Malgrado outros níveis de obrigações, espero que eu consiga reintroduzir mais firmemente  em minha vida pequenos gestos de cuidado para comigo mesma, a partir de agora ... 




sábado, 24 de julho de 2021

A saga da velha árvore

 Foi um mês difícil, acompanhando a saga da busca de sobrevivência da velha árvore. 

Cada vez mais cerceada, em leitos estéreis de CTI,  na proibição de vistas domiciliares (o Covid-19 se reinventa, ameaçadoramente, obrigando os idosos ao confinamento) e na perda progressiva, quiçá irreversível, de faculdades físicas e mentais, a velha árvore é sempre bela, em sua essência atemporal . 

Mas dói muito para os que a circundam , nos sentirmos qual grade de prisão, insistindo em cuidados e cautelas - que são percebidos, com justiça,  como restrições -  , no andar, no comer, na própria posição em que se respira... 


 Possa a Alma Humana triunfar , neste trecho árduo do Caminho, e elevar-se por sobre as circunstâncias, na afirmação da Dignidade do Ser !




terça-feira, 20 de julho de 2021

Retomando a tradição das reuniões do 4F

Estamos, aos poucos, o grupinho da Cúpula do 4F voltando a nos reunir em  ritmo mensal e dividindo o
nosso tempo  , como usualmente, em um primeiro momento de lanchinho, na chegada  após o dia corrido .de trabalho ... 


... uma discussão substantiva  sobre os temas em pauta para os progressos teóricos-práticos do 4F ....


... e um momento de congraçamento final, neste mês de julho, em torno de uma data muito especial do calendário simbólico da Ana Luiza !!! 

Parabéns a todos nos por este momento de retomada - em meio a tantas dificuldades públicas e privadas - compartilhado !!!!




terça-feira, 13 de julho de 2021

4F - final de inauguração apartamento Marcio

 Após a festança da reunião passada, e, agora, com a presença em carne e osso da Jeanine no Rio, nossa reunião do 4F ainda não conseguiu retomar o ritmo anterior de estudos. Acabamos prosseguindo no diapasão festivo - em menor escala - que comemorava o final de obras no bonito apartamento novo do Márcio. Encontramo-nos em junho., para preservar o calendário mensal que queremos respeitar daqui em diante.  Não nos distanciamos demais de nosso foco intelectual, pois tivemos o prazer de receber os volumes que nos cabem de nosso livro recém-editado . 

Enquanto Jeanine se mantinha em dia com questões de seus dois  Lares - sem esquecer a interessante contribuição que trouxera para a discussão do nosso projeto em gestação - Bia, Aninha e Márcio preparavam a mesa fartíssima,  onde, aliás, passaríamos  a maior parte da noite nos empaturrando das muitas delícias trazidas por nós e ofertadas pela Casa. 


Houve um momento muito agradável de sessão Nostalgia, em que o nosso anfitrião nos mostrou as apostilas e anotações dos nossos primeiríssimos cursos do 4F, ou seja, o de Metapsicologia "A Vocação Visceral da Psicanálise"  , o da Bia de "Mitologia Grega" e o geral do AO-Atlan, um dos fundamentos epistemológicos de nossa teoria; ele as preserva, carinhosamente, para a posterioridade. 

Observe-se, em meio a tão sofisticado registro de nossas fundações teóricas,
como nosso Dominus Laris nos brindou com um enorme  pote de Nutella,
escavado e descoberto em algum secreto Estabelecimento
para Gulosos Inventerados. Que tentação irresistível!  

Depois, Jeanine e eu que não havíamos ainda colaborado com o Chá de Panelas da reunião anterior
, oferecemos nossos presentinhos, para Marcio adivinhar apalpando os pacotes e incorporar a seu já bem equipado acervo doméstico.                         

Seguiu-se um pouco mais da cantoria  melodiosa e envolvente, a cargo de nossa Dupla Menestrel!


E devo confessar que colaborei com a atmosfera hedonista, levando a nossa já tradicional torta de tiramisu  para a ágape gustativa ! 

 Bem, episódios um tanto orgíacos fazem parte da trajetória da um grupo realmente inovador e produtivo !