terça-feira, 26 de outubro de 2021

Vida e Morte em colisão de alta intensidade

 Neste mês de outubro que se aproxima de seu término muita coisa aconteceu . Movimentos intensamente ligados à Vida, na Cidade e no Campo. E uma dolorosíssima reaproximação de um embate com a Morte, na esfera de  minhas relações íntimas de Amizade e Parentesco. 



Na Cidade, participei de uma Banca de Doutorado realmente estimulante, pois o tema era relevante e muito bem exposto e a doutoranda já participou de grupos de pesquisa meus e comunga com muitas intuições de  nosso projeto psicanalítico. No Campo, além  da alegria de recebermos em nosso convívio mais uma bezerrinha da linhagem das Mococas, e das providências tomadas com nosso Vet para regular o ritmo das inseminações das outras cabecinhas,  agilizei a compra de sementes para o nosso pasto recém-arado: aqui não foi tudo como eu queria, mas estou aprendendo, é todo o um outro universo simbólico e tem como melhorar, se algumas coisas não derem certo. . 

Já neste momento no meu sitio, ecos da Morte reverberaram em algumas de minhas decisões mais apressadas por conta deles. O marido de minha antiga amiga Zilah morreu, após  apenas três semanas  de descoberta de um um pequeno câncer de pâncreas sem metástase e uma ousada tentativa de extirpa-lo completamente.  E mamãe adoeceu de novo, seriamente . 

Tem sido um redemoinho de emoções desencontradas, em especial nas providências tomadas para tentar preservar a vida de mamãe, cuja qualidade, entretanto, tem-se deteriorado veloz e dolorosamente,   Não sei o que desejar, se ela deixa-la ir embora com menos sofrimentos ou continuar em  um respirar-expirar com baixo nível de consciência, sem poder andar , provavelmente sem poder sequer ingerir alimentos pastosos, condição a que estava reduzida desde a sua mais recente pneumonia. . 

Quero ainda me deter em todos estes tópicos, por aqui alternando o relato das  alegrias da Vida para o enfrentamento  da tristeza da morte. 

Mas será que o conseguirei ? Meu tempo está como que estrangulado ante as brumas de diferentes demandas sofridas , as quais, de vez em quando, um sopro da força potente e corajosa da Vida afasta de meus horizontes íntimos por alguns momentos, me permitindo vislumbra um "patch of blue" e a potência fecundadora da chuva que cai intensa e gélida... ..


domingo, 3 de outubro de 2021

É dose ! A terceira !

 Vamos combinar - e permitam-me o tom um pouco por demais informal, de nossa garotada -  que esta Pandemia 'já deu' ! A terceira dose de reforço acaba de chegar para os profissionais de saúde mais veteranos. 

Fui logo no segundo dia deste grupo, ontem, um bonito sábado de primavera. Agora temos bem mais postos disponíveis e o do Jockey estava vazio. Fui a pé aqui de casa, ladeando por dentro os  verdes prados de corridas.

Por  sob a tribuna principal, o posto ;  muito espaço, pouca gente
e um inevitável bom humor difuso - estamos vivos e lépidos.  

As mocinhas que atendem gentilmente , fazem questão de exibir cada etapa do processo, Chega a ser engraçado .

Mostram que a bula está correta 

Mostram que o lacre foi rompido 

Aplicam no braço  direito 

Mostram que estão esvaziando a seringa 

Mostram que esvaziaram a seringa !!! 

E , depois, a gente desfaz o caminho andado e volta para casa !