terça-feira, 26 de outubro de 2021

Vida e Morte em colisão de alta intensidade

 Neste mês de outubro que se aproxima de seu término muita coisa aconteceu . Movimentos intensamente ligados à Vida, na Cidade e no Campo. E uma dolorosíssima reaproximação de um embate com a Morte, na esfera de  minhas relações íntimas de Amizade e Parentesco. 



Na Cidade, participei de uma Banca de Doutorado realmente estimulante, pois o tema era relevante e muito bem exposto e a doutoranda já participou de grupos de pesquisa meus e comunga com muitas intuições de  nosso projeto psicanalítico. No Campo, além  da alegria de recebermos em nosso convívio mais uma bezerrinha da linhagem das Mococas, e das providências tomadas com nosso Vet para regular o ritmo das inseminações das outras cabecinhas,  agilizei a compra de sementes para o nosso pasto recém-arado: aqui não foi tudo como eu queria, mas estou aprendendo, é todo o um outro universo simbólico e tem como melhorar, se algumas coisas não derem certo. . 

Já neste momento no meu sitio, ecos da Morte reverberaram em algumas de minhas decisões mais apressadas por conta deles. O marido de minha antiga amiga Zilah morreu, após  apenas três semanas  de descoberta de um um pequeno câncer de pâncreas sem metástase e uma ousada tentativa de extirpa-lo completamente.  E mamãe adoeceu de novo, seriamente . 

Tem sido um redemoinho de emoções desencontradas, em especial nas providências tomadas para tentar preservar a vida de mamãe, cuja qualidade, entretanto, tem-se deteriorado veloz e dolorosamente,   Não sei o que desejar, se ela deixa-la ir embora com menos sofrimentos ou continuar em  um respirar-expirar com baixo nível de consciência, sem poder andar , provavelmente sem poder sequer ingerir alimentos pastosos, condição a que estava reduzida desde a sua mais recente pneumonia. . 

Quero ainda me deter em todos estes tópicos, por aqui alternando o relato das  alegrias da Vida para o enfrentamento  da tristeza da morte. 

Mas será que o conseguirei ? Meu tempo está como que estrangulado ante as brumas de diferentes demandas sofridas , as quais, de vez em quando, um sopro da força potente e corajosa da Vida afasta de meus horizontes íntimos por alguns momentos, me permitindo vislumbra um "patch of blue" e a potência fecundadora da chuva que cai intensa e gélida... ..


Nenhum comentário:

Postar um comentário