sexta-feira, 29 de março de 2024

Flores de verão em liquidação

 O verão ´a contragosto, está acabando. 

Algumas plantas a ele resistiram bravamente.  Em um de meus vasos das celosias - as  flores esplendorosas que enfeitaram minha janela da sala  no Ano Novo -  espocou , ao lado de um pendão  já murchando,  uma sua  nova brotação mais clara, quiçá prenhe de sementes . 

No supermercado perto de casa, elas  estão em liquidação. 

Então, eu compro outros dois vasos de celosias viçosas  para  unirem seu vigor à persistência da muda  sobrevivente 

As celosias estão cercadas pelas orquideas remanescentes
de meus ensaios na arte da aquarela 


Aproveito , assim, para lembrar que esta estação do ano ardente tem um lado colorido resistente a seus rigores,  até mesmo em nossa tórrida cidade !!! 



domingo, 24 de março de 2024

Sitio, inicio outono : flashes de frutas e pássaros

Subi no inicio do mês,  em meio a muito trabalho no Rio... outra vez ... e , na volta, mal tenho tempo também  de registrar meus bons momentos lá ...  só o faço já quase o mês findo, em um intervalo de domingo.  Quando este ritmo alucinado irá amainar ? 

Gosto de pegar flashes diferentes de minha terrinha , mesmo quando tudo parece parecido , de um mês por outro ... 

Nesta postagem, quero falar de como neste mês de frutas - deu goiaba e figo durante o mês passado, agora são os caquis  - , o sítio fica coalhado de passarinhos. Os lindos  sanhaços (azuis) e  saíras (verdes claras ) são mais difíceis de capturar , mas abaixo vão outras aves, só de exemplo .  

 

As bonitas garças que acariciam as vaquinhas no pasto...  

E os joões de barro e cisqueiros pululando pela grama ... 



Em vez dos caquis, que deram menos este ano, fotografo as condesas ainda no pé - deram bastante este ano e fazem um belo efeito visual ... 




E , na minha floresta , como pelas estradas que sobem para Friburgo, alternam-se ainda quaresmeiras e fedegosos anunciando a Semana Santa. 


No sitio, também prossegue sua floração : uma delas, em especial, adorna o pasto - também por  dentre a moldura do meu caramanchão azul de tubélias ...   




 

Pré-Japão em ritmo do essencial da urbanidade

 Novo encontro com meu amigo  Tony , para continuar nosso papo sobre sua próxima viagem ao Japão, em ritmo de urbanidade. 

Já criando uma recente nova tradição de encontros sábados de manhã, aqui pelo ameno bairro do Jardim Botânico. Desta vez no Bibi , que - à semelhança  do Grano e Farina (ver postagem anterior) - estava completamente vazio ao longo do nossa conversa , sempre animada e interessante ! 

Como nascem projetos, como podem se expandir , as fronteiras fluidas e fascinantes da interseção de culturas diferentes sob os vieses da estética, da antropologia , da psicanálise ... a essência de um  papo inteligente e afetuoso, bem integrado nas vivências de cada um dos interlocutores  !

Pra mim, o que há de melhor da urbanidade !!!

Brindando com sucos de laranja e de abacate , no brunch carioca 


E Tony ainda me presenteia com uma revista de fotos, sob sua direta supervisão, e ficamos com a promessa de aqui nos encontramos de novo daqui a nove meses, quando ele estiver de volta do Japão !




Boa viagem, aproveite bem, amigo !!! 




segunda-feira, 18 de março de 2024

A saga da árvore ameaçada : poda regenerativa

Foi necessária ainda outra poda no pé de canela da minha janela, cujo destino venho seguindo com tanta  preocupação. 

Mas não se tratou de poda radical. Graças a nosso cuidados e ao ótimo engenheiro florestal que tivemos , temos toda a esperança de que ela rebrote e possa ser contida dentro de limites de enfeitar nosso jardim que nenhum risco ao outro apresente . 



Foi muito galho tirado !!!


Mas a árvore podada ficou tão catita !!! Com a filhota já crescendo a seu lado, em breve - tomara ! - outra vez será cortina de folhas e flores a vedar a intimidade de meus quarto e escritório de olhares fortuitos de vizinhos quiçá indiscretos ...