O filme permite diversas leituras sofisticadas, dentre as quais aquela, em fronteiras psicanalíticas, segundo a qual questionaria, com sutil
profundidade, a verdadeira natureza das relações afetivas. Ora, veja-se, embora se trate de uma sociedade
do futuro, altamente desenvolvida tecnologicamente – tanto que um OS (‘operacional system’) como
o que constitui a (invisível) co-protagonista Samantha é viável – existe ainda
uma profissão de ‘escrever cartas manuscritas’ afetuosas e comoventes, enviadas pelo correio aos destinatários.
O que já evidencia uma primeira incongruência: o que há de sincero, de legitimamente amoroso, na emoção a ser provocada apenas por bem saber manipular palavras que utilizem um quadro referencial de ternuras pré-condicionadas a partir de informações periféricas? Na carreira do protagonista, Theodore (Joaquin Phoenix), ele teria sido responsável pela criação e manutenção de romances inteiros , do início ao fim, onde os clientes usaram as suas palavras como estopim e alimento para seus relacionamentos afetivos.
O que já evidencia uma primeira incongruência: o que há de sincero, de legitimamente amoroso, na emoção a ser provocada apenas por bem saber manipular palavras que utilizem um quadro referencial de ternuras pré-condicionadas a partir de informações periféricas? Na carreira do protagonista, Theodore (Joaquin Phoenix), ele teria sido responsável pela criação e manutenção de romances inteiros , do início ao fim, onde os clientes usaram as suas palavras como estopim e alimento para seus relacionamentos afetivos.
As amizades 'reais' - como com a colega igualmente decepcionada com a vida - pouco acrescentam senão fugidios momentos de descontração |
A
‘realidade virtual ‘ onde o filme se desenrola nos surge familiar,
inclusive nos cenários intensamente urbanos, onde a vista que se desvenda das janelas emula as luzes de controle de redes computacionais.
Nele, as pessoas estão sempre conectadas, sejam
sozinhas ou em grupos, seja em casa ou na rua, através de seus celulares,
tablets e correlatos aplicativos sedutores.
Independente
de Jonze criar como plataforma uma sociedade virtual à frente da nossa, o
principal assunto do filme – responsável por seu fascínio – é um novo enfoque
aos eternos temas do amor, das paixões e das amizades. Não obstante existir apenas como voz e um registro na tela do smartphone, Samantha dá a Theodore
um novo fôlego, estimulando-o em sua rotina e fazendo-o acreditar no amor. É com ela - através de seu olhar, também só presente através de um visor do smartphone - que Theodore acessa outras realidades, inclusive trafegando em espaços de natureza, que deixam em segundo plano o urbano féerico.
Mas até onde esse sentimento realmente procede? Há alguns momentos em que as indagações sobre a ‘realidade’ de suas próprias emoções, por parte de Samantha, raiam a reflexão filosófica.
Astutamente, o diretor não destitui a ‘mente’ de Samantha de características próprias de um sistema cibernético, muito diversas daquelas de um sistema nervoso humano. Assim, não obstante a sua ‘programação inicial’ tê-la aproximado afetivamente de Theodore (dado o seu aprendizado das 'emoções humanas' com ele) , o prosseguimento de seu aprendizado ‘cibernético’ no vastíssimo universo do virtual – que transborda as fronteiras usuais de tempo, espaço e identidades – vai provocar uma guinada inédita, inesperada, no enredo.
Mas até onde esse sentimento realmente procede? Há alguns momentos em que as indagações sobre a ‘realidade’ de suas próprias emoções, por parte de Samantha, raiam a reflexão filosófica.
Astutamente, o diretor não destitui a ‘mente’ de Samantha de características próprias de um sistema cibernético, muito diversas daquelas de um sistema nervoso humano. Assim, não obstante a sua ‘programação inicial’ tê-la aproximado afetivamente de Theodore (dado o seu aprendizado das 'emoções humanas' com ele) , o prosseguimento de seu aprendizado ‘cibernético’ no vastíssimo universo do virtual – que transborda as fronteiras usuais de tempo, espaço e identidades – vai provocar uma guinada inédita, inesperada, no enredo.
O
trabalho de Jonze com o elenco, uma de suas principais características, se
repete aqui com primor. O cineasta consegue arrancar de seu protagonista e de
sua dubladora atuações que trazem credibilidade à narrativa. Sem o
discernimento correto neste sentido, outro cineasta poderia escorregar na
funcionalidade da trama. Além de Rooney Mara, as atrizes Amy Adams e Olivia
Wilde completam o poderoso time feminino do longa.
Em exibição hoje:
Em exibição hoje:
·
Barra da Tijuca
Estação Barra Point - Sala 116:50 | 21:20
·
Botafogo
Estação Rio - Sala 114:00 | 16:30 | 19:00 |
21:30
·
Ipanema
Candido Mendes14:30 | 18:40
Estação Ipanema - Sala 116:30 | 21:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário