domingo, 6 de julho de 2014

A Honra da Pátria e as tecnologias da imagem

No último jogo Brasil-Colômbia, o risco de perder para uma seleção sem tradição futebolística era vexaminoso demais! Para evitar o sofrimento, alguns torcedores, de coração mais fraco, preferiram mudar de canal e esperar gritinhos animosos da vizinhança para retornar àqueles que transmitiam o jogo. Assim, acompanharam os gols da vitória, sem precisar aguentar muita angústia.

De quebra,  dava para tirar fotos da telinha, em tais momentos de comemoração, melhor ainda de como se no estádio estivessem, exercitando a presteza do clique.


Assistindo ao replay do jogo, mais tarde, já seguros da classificação, outros flashes simpáticos foram sendo acrescentados, por estes torcedores não muy corajosos, a seu repertório de lembranças amenas.

Torcedor colombiano celebra o gol de honra de sua nação
 Mesmo os momentos mais doloridos - como o da contusão de Neymar - graças a este registro fotográfico, ganharam uma intensidade pós-facto mais tolerável.


Agora, estamos justificados perante o mundo - aí incluída a nação alemã - se não conseguirmos um bom resultado na semifinal. Seremos heroicos se o fizermos, tendo em vista as 'baixas em combate' sofridas. O que era obrigação, virou expressão de competência extraordinária, donde, na prática,  dispensável com dignidade.


Podemos voltar a assistir ao jogo sem grandes traumas. Apreciando até mesmo, segundo o melhor do espírito universalista do esporte, os lados divertidos e/ou formosos do adversário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário