sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Queda e Ressurreição (da Árvore da Lagoa)

O Rio de Janeiro é um magnífico microcosmo do Brasil, inclusive no que diz respeito, queremos crer, à superação das crises. Neste sentido, a árvore de Natal da Lagoa, constituiu-se, este ano,  em metáfora singular.

Houve uma atmosfera de consternação no ar, após a estrutura em montagem, já quase pronta, ser parcialmente destruída pela forte ventania que atingiu o Rio no dia 20 de novembro. 



Passado o susto, o evento ganhou como tema ‘O Natal da Renovação’. Além da capacidade de recuperação da própria árvore subentendida neste título, o cenógrafo Abel Gomes (também responsável pela abertura e encerramento dos Jogos Rio 2016) aponta que “( a)ssim como a árvore, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos são igualmente símbolos de renovação’. Alexandre Nogueira ( diretor do Grupo Bradesco Seguros, patrocinador do evento) acrescenta: “Empenhamos todos os esforços para realizar a 20ª edição consecutiva da Árvore de Natal, que além de trazer o tema renovação, passou a ser um exemplo de superação”.

Por causa do incidente, em sua reconstrução, a árvore ficou com 53 metros, menor do que o previsto e ao invés de cinco mudanças de luzes, como planejado, esse ano foram apenas três. A festa de inauguração teria acontecido no dia 28 de novembro com direito a shows, como ocorre todos os anos. Tendo em vista, o adiamento devido ao acidente, o show de inauguração foi cancelado e a inauguração foi adiada para o último sábado, dia 12/12.



A forte chuva que caiu naquela noite até atrapalhou, mas não adiou a festa das milhares de pessoas que foram na noite deste sábado assistir à inauguração. A queima de fogos manteve-se e durou sete minutos. Enquanto o público se espremia embaixo das árvores para não se molhar, ambulantes que vendiam capas de chuva e caipirinhas aproveitavam para ganhar um dinheiro extra. 



A cenografia da árvore, composta de luzes, cores e sons, foi dividida em três fases. Na primeira, gotas de chuva representam a água como elemento renovador que fertiliza a terra e traz a promessa de vida.
Em seguida, estrelas de diversos tamanhos e intensidades formam uma constelação, simulando o mapa-múndi.
Nele, pontos de luz representarão a população mundial, em referência aos sentimentos de paz, fraternidade e união entre os povos.O brilho mais evidente de uma estrela destaca o Rio. 

Por fim, uma tradicional árvore de natal, ornamentada por grandiosas bolas, adornos dourados e folhas de trigo, remete à comunhão das famílias e ao desejo de cada pessoa por um mundo melhor.

Os melhores pontos para a visualização dos fogos são da Avenida Epitácio Pessoa, na altura de Ipanema (entre as ruas Aníbal de Mendonça e Professor Gastão Bahiana), e o Parque dos Patins.

Trânsito e segurança
Para melhorar a fluidez do tráfego no entorno da lagoa durante o evento de inauguração da árvore, o estacionamento de veículos nas avenidas Borges de Medeiros e Epitácio Pessoa, inclusive sobre os canteiros, foi proibido. A restrição começou à meia noite de sábado.
O programa Lagoa Presente reforça a segurança no local a partir deste sábado até o dia 6 de janeiro. O esquema de patrulhamento no entorno da Lagoa ocorre até meia-noite.

Que a simbólica de superação das crises embutida na Árvore do Rio translade seu poder transformador para todo o nosso sofrido brasil em 1916 ! 

Ver mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário