quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A fruta do mês : pêssego


Esta é uma fruta muito querida por mim, não só pelo sabor delicioso mas também porque se reproduz muito bem me meu sítio, na serra do Rio,  que alegra com suas delicadas róseas texturas na Primavera (ver postagem anterior).
Dá 'no meio de outras fruteiras' ou mesmo 'do mato'. Tão espontânea é sua gênese!




Suas folhas elegantes e afiladas se destacam e, sobre a terra tapizada do feno da última estação, os frutos que surgem parecem pedras preciosas geradas diretamente do solo,



Melhor apresentadas, são o símbolo da cútis perfeitas das belas mulheres.


Podem ser da variedade rósea ou amarela : no sítio as temos dos dois tipos. Quanto ao tamanho  variam desda as maiores ás mais pequeninas.



Um lado pessoal afetivo que hoje deixo sobressair nesta postagem é como gosto do doce de p~essego feito no sítio... Começa com o colher das fri utas qual pomos rubros ou dourados e meio a um 'matinho' de laranjeiras, pés de cafés  e outras plantas menos nobres...

Depois, o doce é feito em tachão de cobre e com colher de pau no forno de lenha.


Enquunto servido lá mesmo o é em potezinho de vidro; eu os tinha com desenhos de frutos mas foram sc quebrando e os novos são menos sugestivos.

E eu os trago para casa em outros potezinhos mais práticos ainda, de plástico. Ficam no freezer e, aos poucos eu os tiro aos poucos, driblando a os meses da safra , preservando sua gostosura o mais possível,  e me delicio como se em minha fermette estivesse...




E , enquanto os degusto, no exílio da cidade,  em prato delicado, meu oração se transporta para a mesa de madeira rústica onde, uma vez colhidos, esperaram pela sua cocção mágica, que preservando-os do (sempre útil para as sementes) apodrecimento natural na árvore  os eterniza como símbolo de beleza e sabor natural ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário