segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

As florezinhas que cumprem promessas


Cresceu, do lado de fora do jardim de meu prédio, uma arvorezinha 'do mato'; nem nome lhe foi dado por doutos jardineiros,,, acomodou-se bem em frente à minha janela do quarto...

Ser humilde que é, não desiste de seu propósito de floração,  direito seu de primavera.
Assim, todo verão, minha modesta árvore , em geral um pouco despida de ornamentação vegetal, estende sua ramagem e projeta galhinhos finos como  gravetos com propósito aparente de sustentar florezinhas brancas minúsculas...

E quantas e quão mimosas são estas florezinhas !!!

Em apenas um  mês, elas fechas completamente o espaço que expunha trechos de meu quarto aos vizinhos...
...perfeita cortina vegetal 
Sua proteção e  beleza estende-se também ao escritório ao lado. meus analisandos, do sofá onde se sentam, aspiram também seu delicadíssimo aroma. 


Breve tombarão, floração e finos galhinhos... mas têm a perpetuidade das estações a seu favor. E deixe-nos aproveitá-la enquanto duram... até seu retorno ano que vem.  

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Filhotinho/a crescendo

Da última subida ao sítio ...

Nosso Ron-ron pequenino está crescendo... ainda fica do lado da mamãe, coisa mais linda !


Comem juntos, cada qual em seu potinho
 
...e se enroscam um no outro, na hora do cochilo no sofá ou na cama , não mais na gavetinha dos bebês.

E Ron-ron já brinca sozinho, se balançando na rede como gatinho grande...







E também já se enrosca na pernas da cadeira de balanço por conta própria ...






Enquanto isto, mamãe  Chamego foi passear no mato... com vários gatos de passagem.



E, esperando novos irmãozinhos, descansa na varanda . Caluda, Rominho !!!!


domingo, 5 de fevereiro de 2017

Modestos planos para o Ano Novo: nº I - revisto em fevereiro

Fazemos, muitas vezes, no início de cada novo ciclo dos anos, mirabolantes planos para aquele que nos surge como O Novo.


Vamos rever, ao final do primeiro mês, como nos saímos a este respeito , neste tempinho de 2017 tão perto e já passado !

Foram inovações modestas, mas pertinentes, relativas a tentar manter-recuperar a forma física nestes difíceis tempos de canícula, férias e natural tendência, pois, a "deixar rolar" .

Foquei em dois pontos:


Caminhada é um hábito adquirido para mim, embora negligenciado no alto verão.
O propósito novo, foi simplesmente "caminhar direito" , com a postura correta, mantendo-me ereta, e constrangendo  a área pélvica, para preservar a maior elasticidade dos órgãos da região, conforme aprendido no Pilates .

Resultado: sucesso moderado. Até que 'caminhei melhor'. mas, fora a primeira semana de dedicação, não tanto como deveria (e costumo fazer , em temperaturas mais amenas).

Gulodice é um defeito contra o qual luto intermitentemente. Ao invés de dietas complicadas, apenas me dispus a evitar doces - sou sweeteeth  declarada - ou reduzir significativamente sua ingestão - e manter a mesma alimentação básica de sempre .

Esta árdua tarefa me pareceu facilitada por uma dica de que se pode substituir doces por frutas frescas em especial quando se fica beliscando-vendo TV , um de meus hábitos mais funestos.

Resultado: entre medíocre e irrelevante. O mês quase todo , nem um docinho de leite na boca. Mas a quantidade de ameixas, passas e damascos secos consumidos, em frente à TV, receio tenha contribuído com calorias equivalentes ás dos doces.

Tentarei melhorar este score, mantendo esta metas modestas? Criarei outras estratégias ? Outras metas ? O tempo dirá !