domingo, 12 de novembro de 2017

Ascensión, arte e natureza

A artista plástica Ascensión Chanqués inaugurou, na sexta-feira passada, sua mais recente exposição de escultura e pintura, muitas vezes ecologicamente inspirada, no gracioso Parque do Martelo.




Na  rua
Miguel
Pereira nº 41, no tranquilo Humaitá, surge a pequena reserva natural, semi-escondida entre dois edifícios.

No portão, o cartaz da exposição.




Vamos subindo pelas aleia sinuosa e, a nosso redor, até a casinha de bonecas infantil segue o estilo rústico e despretensioso. 



De sua estrutura faz parte uma árvore vicejante .





Parece saída de um conto de fadas.


Um conto de fadas adulto nos espera dentro da casa de exposições um pouco acima, várias vezes mais encantador do que o das crianças.


Logo na saletinha de entrada - e o jardim lá fora é qual mais um quadro vivo na parede - duas das obras prediletas da autora, "Olhos d'água"

 Como Ascensión nos explica, borboletas só bebem água 
onde esta não está poluída, o que acresce singular idealismo 
às duas belas  pínturas em acrílico. 

Na saleta ao lado, o panorama é menos otimista. 
"Desmatamento" 

"Igarapé"
 Embora, é claro, a interpretação de cada um possa mitigar a dureza do tema. Em "Igarapé" , a textura da terra cultivada à esquerda , ricamente marron e coalhada de pequenos símbolos de plantação e colheita, permite que a percebamos como aliada e não opositora ao verde maciço da floresta do outro lado do rio.


Ainda no quesito pintura - abaixo, duas de minhas favoritas com este motivo - Ascensión também faz parte do clube dos amantes  de gatos, seus modelos em telas e cartões.

(ao lado, uma amostra da ampla  variedade dos cartões, pelo convidativo preço de R$ 30,00 cada)


"A Gata Azul" - modelo: Luna 

Detalhe cativante: os bigodinhos da Gata Azul são autênticos:
foram coletados do chão e colados na tela. 

"Gatos". Modelos: Louro e Juca

Também as esculturas denotam a sensibilidade apurada da artista. Agradam-me , particularmente, as em  esbelto aço inoxidável, com movimentação e senso de equilíbrio perfeitamente adequadas a sua intenção expressiva.


Complementando-se uma à outra, 
acima "Pas de Deux" e abaixo "Capoeira".
Observem-se os delicadíssimos 
pezinhos e mãozinhas, em duplos pares, 
acima ou abaixo , e o disco oval ,
qual sustentação da coluna , 
no ponto médio de equilíbrio das formas.   

Também, na mesma linha de estilização elegante, uma das "Cadeira" da artista, abaixo mais à direita e . à esquerda, sob a janela, "As Fases da Lua" (aproximem para ver melhor).  


Outros trabalhos compõem ainda a variada exposição como...

                                                               ... "Formas" ...


 Ascension ( á direita) e Yara, que nos acompanhou, gentilmente,
no esclarecedor percurso através da imaginação da artista. 
Imperdível para almas refinadas 

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