sábado, 30 de dezembro de 2017

Ano Novo: preservando a Tradição da suspeita de obsolência

Sempre brincando de estender a simbólica dos objetos para além de sua denotação imediata, vamos rever por este prisma o recente encerramento do sinal analógico para aparelhos de televisão,  no Rio de Janeiro.

Saudosistas de plantão - como a que vos fala - conservam com carinho aparelhos elétricos dos velhos bons tempos em que estes eram realmente feitos para durar a vida toda. Assim, no meu consultório, eu tenho um aparelho de TV de tubo, marca Mitsubishi, comprado em 1972, com garantia, então, até o ano 2000. Alguém acredita nisto ?

Mais incrível ainda, o dito cujo funciona até agora, perfeitamente! As velhas antenas, devidamente estendidas, capturam muito bem , com o auxilio de um novo aparelho de decodificação, o sinal digital. 



Ao testar o controle remoto, até as pilhas, embora já não mais funcionassem, estavam em ótimo estado. Perfeitas, com a marca original nítida, não haviam vazado.  Foi só substitui-las por pilhas novas no controle intacto!

Quem lembrar da Eveready, a pila do gato, com sete vidas como ele ? 
Para  melhor apoiar a antena , agora conectada ao decodificador,  descubro outra relíquia de quem tem consultório há muito-muito tempo : notinhas de cruzados novos , que , semitransparentes sob um copo de plástico, numa das cores psicodélicas dos anos 80, contribuem para se ir da obsolência à modernidade com charme de vintage !


Feliz ano novo para todos sob este signo amável de preservação, renovação e mesmo, com boa vontade, imortalidade de tudo que é de Qualidade !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário