terça-feira, 30 de abril de 2019

Estudo frugal

Cenouras e tomatinhos, aipo com requeijão light 






Há épocas em que nossas reuniões de pesquisas, cheias de entusiasmo , cintilam entre percepções inspiradas e propostas arrojadas. É um banquete de ideias , muitas vezes refletido na mesa cheia de gulodices calóricas e imprudentes.

gelatina tricolor e salada de frutas













Agora, é "tempo de voar de coruja " e não de falcão.  Mantemos compromissos de estudo, com vagar e responsabilidade e nossa refeição  é dietética e saudável, contida como nós mesmos ...

Mas as cores básicas se preservam sob a simplicidade, em vigor e pureza... 

Resistir é uma forma discreta de vencer ...



segunda-feira, 22 de abril de 2019

Páscoa como pequenas Ressurreições em curso

Consegui realizar pequenas proezas , que desejava há algum tempo nesta Semana de dias a poderem ser vividos como Santos, ou seja, a favor de certos processos de crescimento pessoal. 

Minha mesinha de Páscoa fala disso . 

Ou seja ;


Consegui apenas expor como charmosos  os chocolates de bela qualidade que recebi de presente.  Penso em repassa-los a amigos que dele podem fruir melhor do que eu - que realmente devo fazer uma dieta por agora !

Aproveitei as promoções em curso para comprar bombons e barras , de uso mais cotidiano , para fazer estoque para visitinhas, analisandos e pequenas gentilezas - tipo gorjetas -  a profissionais que também o merecerem. 

Muitas frutas substituíram as gulodices mais engordativas .... As revistas falam de minhas pretensões dietéticas e de uma possível viagem, a lugar um tanto aventureiro, com a qual me permito sonhar um pouco...

Outro detalhe é eu ter conseguido retomar um artigo muito autoral que estou fazendo. Está sendo muito difícil para mim, pois deve ser espontâneo e inovador, dentro de um mínimo de credibilidade acadêmica . Como o estou escrevendo em inglês , aí estão dicionários e o livro de um amigo do qual emprestei  algumas  referências bibliográficas... 

Uma boa, atemporal  Páscoa, de  projetos retomados e continuados, ao longo dos dias menos prestigiados  simbolicamente, para os amigos deste blog !!! 


 
 

domingo, 14 de abril de 2019

Colhendo caquis na cidade

Adoro acompanhar o amadurecimento das frutas que trago do sítio ! Naturalmente, para que viajem  bem, devem ser colhidas 'de vez' ou seja naquele estágio em que já não estão verdes mas ainda mal começaram a amadurecer. Vem em grandes sacos, como se foram legumes, pois ainda estão durinhas.

 Depois de distribuir mais de metade para família, amigos e empregados , elas vão para uma grande cesta - feita também artesanalmente, (e conservadas com capricho)  por um antigo caseiro -  para poderem amadurecer devagar.

Eu os revolvo diariamente, para amadurecerem por igual, o mais possível .

Dali , subindo do chão para mesa da cozinha, seguem para pratos de pau - outra relíquia  caseira , que eu trouxe, há muito tempo , de Mato Grosso - quando começam a ganhar uma coloração rosa-alaranjada  mais forte e enternecem sua textura .

Quando este tom passa para vermelho cada vez mais escuro e a fruta está macia, vão para a fruteira de cristal da sala...

... sua última etapa antes de , na geladeira, estarem se preparando para virar sobremesa.




Vou acompanhando este processo, no mês de abril de cada ano,  com serena alegria, apalpando as frutas com carinho,  com prazer infinito...

A cada ano passado, há menções a esta estação de colheita de caquis, neste blog. São minhas frutas prediletas !

Dádivas diletas que são da minha terra, do meu empenho em manter produtivo o meu sítio !!!



sábado, 13 de abril de 2019

De volta do sumiço de meu blogger

Este meu blog querido
não chegou a ter sumido 

Mas fiquei sem poder  acessa-lo 
O que me deixou em pânico danado 

Por vários dias seguidos 
provocando palpitar esquisito

De ansiedade e quase depressão
Procurando fazer log-in em vão

Que aflição ! 



Afinal meu IT Teacher Armando 
Estando de seu conhecimento em comando 
veio dar jeito a tamanho desmando. 


Agindo como um perfeito Anjo ! 


Estamos , pois, de volta outra vez! 
Obrigado, Armando, meu herói deste mês!!