domingo, 14 de abril de 2019

Colhendo caquis na cidade

Adoro acompanhar o amadurecimento das frutas que trago do sítio ! Naturalmente, para que viajem  bem, devem ser colhidas 'de vez' ou seja naquele estágio em que já não estão verdes mas ainda mal começaram a amadurecer. Vem em grandes sacos, como se foram legumes, pois ainda estão durinhas.

 Depois de distribuir mais de metade para família, amigos e empregados , elas vão para uma grande cesta - feita também artesanalmente, (e conservadas com capricho)  por um antigo caseiro -  para poderem amadurecer devagar.

Eu os revolvo diariamente, para amadurecerem por igual, o mais possível .

Dali , subindo do chão para mesa da cozinha, seguem para pratos de pau - outra relíquia  caseira , que eu trouxe, há muito tempo , de Mato Grosso - quando começam a ganhar uma coloração rosa-alaranjada  mais forte e enternecem sua textura .

Quando este tom passa para vermelho cada vez mais escuro e a fruta está macia, vão para a fruteira de cristal da sala...

... sua última etapa antes de , na geladeira, estarem se preparando para virar sobremesa.




Vou acompanhando este processo, no mês de abril de cada ano,  com serena alegria, apalpando as frutas com carinho,  com prazer infinito...

A cada ano passado, há menções a esta estação de colheita de caquis, neste blog. São minhas frutas prediletas !

Dádivas diletas que são da minha terra, do meu empenho em manter produtivo o meu sítio !!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário