segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Um veterinário para as vaquinhas do sitio

 Sempre me ressenti um pouquinho de não ter um veterinário para as vaquinhas de meu sítio. Com o troca-troca indiscriminado das fêmeas, das quais sequer recordo os nomes,  por estarem dando ou não mais leite.  Com suas  'mortes súbitas' não muito explicadas ou justificadas.  Em depender de tourinhos , para fecunda-las de vizinhos - ou mesmo daquele do Moisés (já por ele vendido) - de quem não sei o estado de saúde. Como tomar em minhas mãos as rédeas de um assunto de que conheço tão pouco ? Há muito tempo venho precisando de um veterinário de confiança. 


Moisés construiu um pequeno estábulo para elas - só me cobrando a madeira -  e cuida delas do 'jeito roceiro' de ser. Sem gastar muito em bons nutrientes - como sal mineral de melhor qualidade - mas aplicando as vacinas corretamente, dando capim à vontade, para suprir talvez  uma quantidade-qualidade menor de ração. 


Certamente a responsabilidade é minha também , por ter deixado tudo tão nas mãos dele. Por não me dar á maçada de conferir gastos, fazendo uma vaga estimativa e confiando em que 'um mês por outro', ele organizaria as despesas com a razoável para mais quantia que lhe dou para isto . 


Possivelmente, também tenho ideias românticas demais sobre os meus bichinhos .

Gosto de vê-las pastando livres e - fantasio - bem cuidadas e queridas...


Acho que a nossa ecológica forma citadina de ver o bem-estar animal, onde sua 'produtividade' - nos fornecendo leite etc  - é secundária ao prazer de criá-las - como bichos mansos e adoráveis que são - é muito estranha à mentalidade do homem do campo .



Estou tentando tanto compatibilizar as duas formas de entender e sentir !






Por isto, contratei os serviços de um veterinário - indicado pelo vizinho , produtor de leite para uma queijaria próxima - para verificar como cuidar melhor das criaturinhas e "melhorar a raça" (para dar mais leite por cabeça, dado o pasto relativamente pequeno que temos) . 

Gostei muito do jovem veterinário, dr. Fabiano, que ficou encantado com a minha mata e me pareceu competente e sensível. No primeiro  momento, concordei em tentarmos inseminação artificial , que não me parece uma escolha  muito de acordo com minhas ideias , mas é uma maneira de eu entender mais das opções do manejo dos animais, suas vantagens e desvantagens, em termos econômicos, de cuidado com o bem -estar dos bichos e simbólicos. 

Vou ter de me envolver mais neste processo , tanto em termos de presença física, como de um maior controle  de despesas etc, pois gasta-se mais - evidentemente - quando se faz qualquer coisa com maior zelo. 


Creio ter começado a delinear uma relação também amigável com o jovem doutor , que levou café, jabuticabas (que deram muito este ano) e lenha - para uma fogueira que gosta de partilhar com a família no fim de semana - como lembrancinha do sítio... 

Almejo - do fundo de meu coração -  compatibilizar todas esta variáveis - representadas por Moisés e pelo Vet ao pé do jabuticabal - de maneira a também compatibilizar 'sustentabilidade' (como oscila á beira do seu açambarcamento pelo Mercado de Almas esta ambígua palavra ! ) e legítimo Amor à Natureza no meu sitio, pouco a pouco, daqui por diante. 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário