terça-feira, 29 de junho de 2021

A poda da árvore

 Um lindo flamboyant, que está dentro do jardim de nosso prédio, espraiou-se atravessando a rua, por sobre fios de eletricidade de alta tensão, e estendeu-se para além do muro da casa da vizinha da calçada em frente. Seus galhos cada vez mais pesados começaram a ameaçar o teto de vidro da pérgola da  luxuosa residência. E, assim com muito pesar de todos os envolvidos, pois a cortina de lindas flores flamejantes que cobria tais ramos no verão nos preservava da vista de prédios áridos - também a moradores de outras edificações -  precisamos programar a poda desta copa magnífica. 


Uma equipe competente realizou o trabalho com cuidado e eficiência.

Todos os melhores recursos técnicos foram empregados para preservar a força vital do flamboyant ...

Chuviscava e depois uma macia manhã fresca de inverno envolvia a queda dos ramos - nem tentos assim - e os novos espaços descobertos.  Segundo o agrônomo que dirigiu os trabalhos, este era o tempo ideal para a árvore pouco sentir a intervenção restauradora de seu equilíbrio (estava pendendo muito para o lado do sol poente, o que mais a banhava) .


Embora agora com sua extensão foliar reduzida, tendo o seu galho mais grosso sido poupado, a bela árvore de flor  está pronta para retomar seus ciclos... quando for a  estação certa para faze-lo. 


 




 

 

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Rio de Janeiro, inverno e arco-íris

 No Rio, nosso nossa mudança de estação  alterna temperaturas mais quentes e bem amenas. 

Hoje dia oficial  do início de inverno, após forte e breve chuvarada  inesperada, um arco-íris encantador enfeitou a cidade .

Como consegue aparecer ao mesmo tempo em tantas diferentes belas paisagens ? 





Beleza pura !!! 




domingo, 20 de junho de 2021

Varal de maracujá em pré-formação

 Gosto muito de suco de maracujá e há muito tempo queria ter uma plantação extensa e bem formada que me permitisse ter sua fruta disponibilizada  ao longo dos anos no meu sítio . Já havia feito diversas pequenas parreiras que duravam pouco; este ano que corre, Moisés pediu um pouco da fruta a seus amigos, congelou a polpa como de hábito, e estou , durante os meses, descongelando-o e podendo  sorver seu doce sumo - dada a gentileza dos vizinhos! 

Mas - contando também com o aconselhamento da Agrosuisse -   estamos preparando um pedaço bom de terra, roubado ao pasto, para preparar  o que Moisés chama de 'varal', ou seja, um espaço realmente adequado  para nos prover da extensão e ambiente  necessários a esta cultura  !!! 

Começamos há três meses , comprando as mudinhas  - além dos arames, adubos etc - , de excelente qualidade, que vieram da estufa pequeninas e estão passando um tempo se aclimatando às novas condições de temperatura etc do sitio. 


 Agora Moisés está lavrando  bem a terra; primeiro, passamos um trator para revolver o terreno, bem ensolarado, onde vamos construir  o varal . 


Enquanto isto, as mudinhas estão crescendo, já transplantadas para os saquinhos plásticos pretos  adequados à sua nova condição pré-semeadura 


 Os processos campesinos levam tempo, precisam de um ritmo muito específico de espera, dedicação, paciência ! 

Em especial em nossas atabalhoadas lidas citadinas. aprendamos com eles !!!!




quarta-feira, 9 de junho de 2021

Vaquinha nova no sitio

Estranhamente o nome desta vaquinha escura é  Laranja ! 

 Foram-se os três bezerrinho crescidos, veio uma nova vaquinha leiteira, mansinha, com orelhas  grandes que me lembram zebu embora pequenina e que já está suprindo de leite e queijo minha estadia no sítio .

Com seu bezerro macho,  a "cara - e orelhas -  da mãe" As duas outras vaquinhas prenhes  a receberam bem . 

Aqui vemos Pretinha, socializando com a recém-chegada ,  do outro lado do estábulo... 

... enquanto  Mococa, sempre fujona,  furou a cerca e foi dar uma volta  pro lado da piscina, 

No final da tarde as três ruminavam juntas, deitadinhas no capim do pasto. 

Perdi esta foto  linda, enquanto tirava uma do crepúsculo, fico devendo !!!