terça-feira, 29 de junho de 2021

A poda da árvore

 Um lindo flamboyant, que está dentro do jardim de nosso prédio, espraiou-se atravessando a rua, por sobre fios de eletricidade de alta tensão, e estendeu-se para além do muro da casa da vizinha da calçada em frente. Seus galhos cada vez mais pesados começaram a ameaçar o teto de vidro da pérgola da  luxuosa residência. E, assim com muito pesar de todos os envolvidos, pois a cortina de lindas flores flamejantes que cobria tais ramos no verão nos preservava da vista de prédios áridos - também a moradores de outras edificações -  precisamos programar a poda desta copa magnífica. 


Uma equipe competente realizou o trabalho com cuidado e eficiência.

Todos os melhores recursos técnicos foram empregados para preservar a força vital do flamboyant ...

Chuviscava e depois uma macia manhã fresca de inverno envolvia a queda dos ramos - nem tentos assim - e os novos espaços descobertos.  Segundo o agrônomo que dirigiu os trabalhos, este era o tempo ideal para a árvore pouco sentir a intervenção restauradora de seu equilíbrio (estava pendendo muito para o lado do sol poente, o que mais a banhava) .


Embora agora com sua extensão foliar reduzida, tendo o seu galho mais grosso sido poupado, a bela árvore de flor  está pronta para retomar seus ciclos... quando for a  estação certa para faze-lo. 


 




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário