Gosto muito de suco de maracujá e há muito tempo queria ter uma plantação extensa e bem formada que me permitisse ter sua fruta disponibilizada ao longo dos anos no meu sítio . Já havia feito diversas pequenas parreiras que duravam pouco; este ano que corre, Moisés pediu um pouco da fruta a seus amigos, congelou a polpa como de hábito, e estou , durante os meses, descongelando-o e podendo sorver seu doce sumo - dada a gentileza dos vizinhos!
Mas - contando também com o aconselhamento da Agrosuisse - estamos preparando um pedaço bom de terra, roubado ao pasto, para preparar o que Moisés chama de 'varal', ou seja, um espaço realmente adequado para nos prover da extensão e ambiente necessários a esta cultura !!!
Começamos há três meses , comprando as mudinhas - além dos arames, adubos etc - , de excelente qualidade, que vieram da estufa pequeninas e estão passando um tempo se aclimatando às novas condições de temperatura etc do sitio.
Agora Moisés está lavrando bem a terra; primeiro, passamos um trator para revolver o terreno, bem ensolarado, onde vamos construir o varal .
Os processos campesinos levam tempo, precisam de um ritmo muito específico de espera, dedicação, paciência !
Nenhum comentário:
Postar um comentário