quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Trilhas recentes : renovam-se os ciclos do pasto, animais, flores...

No inicio de novembro,  o capim do pasto, recém semeado  já havia começado a brotar ...



E Moisés  me mostrava as diferenças entre os brotinhos de dois tipos de  capim Piatã e Braquiarão  e da leguminosa 


Os pés de maracujá estão já bem crescidos 

 

As hortências haviam antecipado sua floração,
em seu local tradicional em frente a sala de jantar... 
 

... e em em volta do banquinho ao lado do portão,
recente acréscimo a uma boa recepção  floral 


O veterinário veio inseminar a Pretinha  ...

Enquanto  Laranja deixava de dar leite pois seu filho Orelhudo - igualzinho a ela - é já um novilho crescido  (muito grudado à mãe.


E aprecio.. mais um lindíssimo por do sol , despedida -  também por parte da Natureza - de um breve dia, segundo a alternância irrevogável dos ciclos da Vida ... 


quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Trilhas recentes: caminhada em favor do verde

 Pouco a pouco o impacto do luto vai passando e vou retomando minhas atividades ... revendo aquelas que se haviam processado antes dolorido evento...


Como a caminhada pró-Verde pela Lagoa, clamando por proteção ás nossas encostas silvestres, dos bairros que rodeiam nosso espelho de águas. 



Aninha, membro ativo do 4F e de muitas de nossa Associações de Moradores, foi comigo . Um grupo grande de pessoas empenhadas na defesa de ideais ecológicos, serpentou pelas verdes -azuis veredas, entoando uma resposta a nosso pifio prefeito , que chamara de 'rebanho' quem acreditava nas noticias de derrubada de árvores, vinculadas pela Internet. 


Da  passeata faziam parte bichinhos de estimação de estimação , em geral caninos.

E pelo caminho íamos cruzando com amigos , de outros momentos e labores (com eu encontrei Marcinha, da época do Mestrado)  



(deu um defeito no blog e não estou conseguindo inserir algumas fotos aqui) 

Um cidadão vestido de floresta, ia à nossa frente, enfeitava e animava a pacífica manifestação. 




domingo, 16 de janeiro de 2022

Festa de Reis do 4F

 Nosso grupo 4F reuniu-se, em 6 de janeiro , na casa da Bia , para celebrar o Dia dos Reis.

É uma data  que nos é muito cara: quase que na margem extrema das Festas de fim de ano, homenageando, a nosso ver, os Amigos que viajam em busca da Sabedoria, inspirados  pela Estrela da eterna luz e pelos mitos do renascimento periódico do deus do Amor  que existe em cada um de nós.

Em tempos desérticos, o astro-guia quase some no horizonte e os magos pouco de distinguem de  aventureiros em meio a poeira de baços dias cansativos.   


Mas, com um pouco só de entusiasmo , na intimidade dos projetos compartilhados, a Estrela volta a brilhar mais forte que a iluminação das cidades, a areia ganha um tom rosado  e a real Jornada continua.


Bia nos recebeu, como sempre, muito  bem, com água perfumada de frutos, alusão à simplicidade  bíblica e, ao longo do encontro foi-nos lembrando das lendas relativas a esta data , coloridas simbologias e alegorias, recuperando a fantasia da ocasião


Foi muito agradável, depois de uma ausência comprida, sentar na longa mesa da sala de jantar de nossa anfitriã, pratos salgados em uma ponta dela e doces na outra, todos remetendo às tradições natalinas..  

Da decoração caprichada  destacamos o Papai Noel peregrino, em trajes de viajante e o centro de mesa de bolas e pássaros, combinando perfeitamente com a louça fina e os cristais que a ornamentavam .


La piece de resistence da noite foi o maravilhoso bolo de Reis feito pela própria Bia repleto de frutas cristalizadas e nozes diversas , servido com sorvete de chocolate e pistache do Mil Frutas, biscoitos de Natal confeitados em formato de pinheiros e bonequinhos de gelo , além das gostosas rabanadas.   

Como os amigos do blog sabem, sou uma confessa "sweetooth"!

 

Bia nos serviu o bolo em fatias generosas,  de modo que cada um recebesse a sua 'fava de Reis' (reinterpretada no formato de  diferentes lembrancinhas) , que é a marca desta iguaria. Em sua generosa hospitalidade, Bia multiplicou pelo número dos comensais aquele dos presentinhos reais . . 


Eu recebi o brinde que desejava, um carrinho verde, prenúncio de mais viagens ao sitio e ao Mundo Vasto Mundo, sempre  revestida de Esperança ! 


 Que os Laços da Amizade nos protejam, em nosso trajeto infinito da Eterna Busca ,
 nesta ano da Graça de 2022 ! 


terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Cenário de Ano Novo

 Neste  primeiro dia de um Novo Ano, depois que o último membro de minha família de base se foi, fiz um esforço para manter algo da Tradição das Festas; sentia-me flanando, um pouco sem alma, em um Cenário...  

Agora o relógio da mamãe está 
na parede sobre a mesma mesa de sempre 


... mas permanecem a minha mesma louça tradicional
de ocasiões especiais,  e o peru e os bolinhos de bacalhau...

Bravamente, fiz um pratinho para mim na mesa ... 

... e até comi um pouquinho dele por ali...

Mas para a sobremesa, desisti da simbólica, e fui assistir  filme na cama , comendo os sorvetes silvestres deliciosos de cajá e lichia da Mil Frutas e beliscando uvinhas. 

Com a minha gatinha Morgana  , fuçando por ali... 


E,  enroscada, carinhosamente, em meu braço, como em tantos  outros momentos similares, em nossos já dez anos de convívio  ...