Alguns indivíduos - e nesta categoria incluo cada espécime de ser vivo - são mais resilientes a difíceis condições de existência - pontuais ou persistentes - ao longo de sua mais longa ou mais curta vida.
Na janela do quarto dos fundos da minha casa, sempre tive algumas florezinhas resistentes que por muitos anos vinham aguentando as condições mais severas de temperatura naquele parapeito intensamente banhado pelo sol. Em meio a dois cactos de verdade e três de cerâmica eram uma fileira inteirinha. de petalazinhas laranja ou amarelas, cinco ou seis vasinhos . Eu sempre as podava e replantava quando preciso . Quando uma ou outra perecia, malgrado estes cuidados, sua substituta comprada em mercado se mantinha apenas enquanto durava a floração com a qual viera e depois murchava e morria .
Sua época de floração é no inverno. E ao limpar o parapeito, nestes dias, jogando fora algumas plantinhas mortas, descubro que uma de minhas veteranas continua lá, firme e forte.
É uma plantinha modesta, que mal mereceria uma citação breve em um registro de plantas decorativas. Mas como sua resiliência enche meu coração de alegria !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário