quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Orquídeas e aquarelas no Jardim

 No sábado passado, no amado arboreto do Jardim Botânico , houve a exposição e venda anual de orquídeas. 

Algumas atividades paralelas incentivaram  nosso trânsito por aqueles espaços. Dentre elas, pincelar  aquarelas tendo como modelo belos exemplares das orquídeas da feirinha vizinha. A nossa professora neste processo foi a ilustradora botânica Dulce Nascimento, que orientava , com competência, paciência e gentileza,   até os completamente neófitos no assunto, como eu mesma. Apesar de ter estudado desenho com o maravilhoso Bandeira de Mello, eu jamais sequer havia segurado um pincel embebido em aquarela... 

O ambiente agradabilíssimo do JB acolheu , como se dele fizesse parte desde sempre, as  mesinhas com as flores, os pinceis, as tintas e uma pequena ilustração-padrão de uma orquídea para guiar alguns primeiros passos. 


Escolhida a minha orquídea, eu segui as regras que aprendia , com cuidado e (ainda) pouca habilidade.

Mas com o prazer  que sempre me dá me dedicar  a  uma atividade artística, sem qualquer cobrança de perfeição ou julgamento


Minha primeiríssima aquarela 

    O melhor de tudo foi a alegria de estar com a minha querida amiga Suely, que agora também é sócia do Jardim Botânico, além de ser exímia aquarelista (faz aulas semanalmente) . Também foi especial  ter conhecido a professora Dulce e saber da Expedição Amazônica que ela coordena anualmente ; quem sabe este tipo de viagem à floresta , sob os auspícios da arte, convêm melhor á minha alma reflexiva ? 


Ganhei até um diplominha ao qual dedico estima peculiar , por seu caráter - pra mim que não sou da área ! - um pouco lúdico e totalmente gratuito !



E viva a Primavera na cidade !!!



  





...

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Frivolidades urbanas

 Meu cotidiano urbano de infinitas tarefas e obrigações prossegue. Até o cuidado comigo própria - indispensável em termos de convivência social cotidiana e só um pouco menos entediante que o restante - tem sido postergado meio que indefinidamente ...

Afinal, quando o cabelo clama por socorro, só nos resta enfrentar um sábado na nossa 'coiffeuse' habitual, rezando para o salão não estar muito cheio. 

Uma semana atrás, não estava. E , melhor, por conta de uma nova parceria com uma marca de produtos de beleza,  estava sendo oferecida uma limpeza de pele com aplicação de hidratantes básicos de graça. Meninas bonitas e gentis, exemplificando com sua graça a  crença na benesse do resultados  de seus serviços e misturas deram um tom agradável ao ritual mensal costumeiro. 




Estavam sendo servidos uns salgadinhos ligeiros  e um suco de  laranja e graviola fresquinho. 


Foi divertido este atalho inusitado em minha existência em geral compartilhada com aspectos mais sérios  - ou devo dizer sisudos ? - da existência. 

Frivolidades, vaidades, coqueterias ... tem um quê de tão ingênua inexperiência e juventude nisto ! 


Boa sorte, meninas, nesta e em outras parcerias pela Vida  !!! 



terça-feira, 18 de outubro de 2022

Sutilezas enriquecem a simplicidade

Meu sitio querido é, deliberada e alegremente, muito simples !!!

Minha casa é literalmente uma cabaninha de madeira cercada de árvores e plantas, as mais silvestres possíveis.  E tento preservar também quaisquer elementos que surpreendo da cultura caipira que nos circunda.  

Há algo de busca de uma sutileza na apreensão da beleza e da espontaneidade dos seres que valorize esta quase pobreza elegante, que me fascina...

Por exemplo, quando precisei  pensar em fazer uma estante extra para livros - e o local que me pareceu mais adequado foi a saletinha de entrada do andar de cima ,  prestei atenção aos detalhes ingênuos da arquitetura da cabaninha  original. 

Eu precisava de mais uma uma prateleira  para meus muitos livros andarilhos. Ao invés de ocupar  toda uma parede - de ponta a ponta -  passando  por cima das duas portas da saleta de cima, eu fiz questão de divida-la em duas, de maneira a deixar o 'portal' que dá para o antigo quarto principal preservado.


Acho que a maioria das pessoas nem reconhece do que estou falando. Sob a luz forte que vinha da janela do quarto aberta, o máximo que os carpinteiros reconheceram foi que , como eu pedira, as madeiras não-tratadas . apenas lixadas, das prateleiras se confundiam com as da parede , como se fizessem parte da estrutura da casa.  

Mas para isto acontecer, de quantos detalhes de encaixe eu havia cuidado ! Observe-se como  os sustentáculos laterais (para que os livros não caiam) das prateleiras enquadram-se exatamente encima das ripinhas que cercam o 'beiral' do portal. 


À noite fica mais fácil perceber os limites do 'umbral do portal' 


A ripinha do alto do umbral é toda chanfrada em diagonal  por baixo ,
 de forma a dar a ideia  de uma pequena soleira 
 para dar singela imponência a um 'quarto principal'.


Eu absolutamente adoro esta sofisticação quase imperceptível de meu retiro rural !!!!




 





sábado, 1 de outubro de 2022

Votar ou não votar: eis a questão ?

 Ao longo dos anos de existência deste blog creio que (quase?)  sempre fiz menção aos dias de eleições. Embora não tenha deixado de viajar ou cumprir qualquer outro compromisso que me parecesse mais importante em tais datas, a elas comparecer  parecia-me atestar - para mim mesma - uma certa participação nos rumos políticos -econômicos do país onde nasci e onde moro. Sinto-me  ainda da mesma forma ?

Sei que não há existem mais que resquícios da democracia na regência dos Estados; eles agora são governados pelo Mercado e pelo Capital. Se a isto se recusarem, embarcando em pseudo-socialistas incursões,  os Estados insurgentes vão ser severamente punidos por estes mesmos senhores aos quais teriam se recusado a submeter.  Embora tenha particular antipatia pela forma pela qual a esquerda se coloca no Brasil, não creio que venhamos a sucumbir , caso  seu partido vença,  aos mesmos males que ora afligem a Venezuela e a Argentina. 

No momento atual , principalmente  minha confiança em todos os candidatos a Presidente, Senador e Governador é igualmente nula. Enquanto a maioria das pessoas acredite estar exercendo certa autonomia em suas escolhas, muitas vezes estão meramente aderindo a um ou outro grupo de defesa de seus interesses imediatos - não que haja demérito nisto ! - sem ter uma noção muito boa de um esquema maior  que rege a realidade objetiva .  Em relação a  esta,  só um verdadeiro Líder - Ser do qual temos absoluta carência - poderia exercer influência significativa. 

Onde e por que e sobre que bases  colocamos nossa energia de atuação ?  Tal indagação íntima não é transitiva !!! 

Não faríamos melhor , em vez de alimentarmos acomodatícias ilusões, em pormos as mãos em projetos e propostas que possam efetivamente ajudar a transformar a realidade do inteiro mundo onde vivemos todos ?   


Isto , sim, é um desafio digno de nossas esperanças e esforços !!!

Reconhecemos,, assim,  como elementos de uma árvore que abrange a Terra e tudo o que nela viceja, que nossas origens são suas raízes, seus galhos, nossas entrelaçadas missões a favor  de seu bom e forte desenvolvimento e suas folhas e flores, nossa percepção e expressão da Bondade e da Beleza !!!