quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Orquídeas e aquarelas no Jardim

 No sábado passado, no amado arboreto do Jardim Botânico , houve a exposição e venda anual de orquídeas. 

Algumas atividades paralelas incentivaram  nosso trânsito por aqueles espaços. Dentre elas, pincelar  aquarelas tendo como modelo belos exemplares das orquídeas da feirinha vizinha. A nossa professora neste processo foi a ilustradora botânica Dulce Nascimento, que orientava , com competência, paciência e gentileza,   até os completamente neófitos no assunto, como eu mesma. Apesar de ter estudado desenho com o maravilhoso Bandeira de Mello, eu jamais sequer havia segurado um pincel embebido em aquarela... 

O ambiente agradabilíssimo do JB acolheu , como se dele fizesse parte desde sempre, as  mesinhas com as flores, os pinceis, as tintas e uma pequena ilustração-padrão de uma orquídea para guiar alguns primeiros passos. 


Escolhida a minha orquídea, eu segui as regras que aprendia , com cuidado e (ainda) pouca habilidade.

Mas com o prazer  que sempre me dá me dedicar  a  uma atividade artística, sem qualquer cobrança de perfeição ou julgamento


Minha primeiríssima aquarela 

    O melhor de tudo foi a alegria de estar com a minha querida amiga Suely, que agora também é sócia do Jardim Botânico, além de ser exímia aquarelista (faz aulas semanalmente) . Também foi especial  ter conhecido a professora Dulce e saber da Expedição Amazônica que ela coordena anualmente ; quem sabe este tipo de viagem à floresta , sob os auspícios da arte, convêm melhor á minha alma reflexiva ? 


Ganhei até um diplominha ao qual dedico estima peculiar , por seu caráter - pra mim que não sou da área ! - um pouco lúdico e totalmente gratuito !



E viva a Primavera na cidade !!!



  





...

Nenhum comentário:

Postar um comentário