terça-feira, 18 de outubro de 2022

Sutilezas enriquecem a simplicidade

Meu sitio querido é, deliberada e alegremente, muito simples !!!

Minha casa é literalmente uma cabaninha de madeira cercada de árvores e plantas, as mais silvestres possíveis.  E tento preservar também quaisquer elementos que surpreendo da cultura caipira que nos circunda.  

Há algo de busca de uma sutileza na apreensão da beleza e da espontaneidade dos seres que valorize esta quase pobreza elegante, que me fascina...

Por exemplo, quando precisei  pensar em fazer uma estante extra para livros - e o local que me pareceu mais adequado foi a saletinha de entrada do andar de cima ,  prestei atenção aos detalhes ingênuos da arquitetura da cabaninha  original. 

Eu precisava de mais uma uma prateleira  para meus muitos livros andarilhos. Ao invés de ocupar  toda uma parede - de ponta a ponta -  passando  por cima das duas portas da saleta de cima, eu fiz questão de divida-la em duas, de maneira a deixar o 'portal' que dá para o antigo quarto principal preservado.


Acho que a maioria das pessoas nem reconhece do que estou falando. Sob a luz forte que vinha da janela do quarto aberta, o máximo que os carpinteiros reconheceram foi que , como eu pedira, as madeiras não-tratadas . apenas lixadas, das prateleiras se confundiam com as da parede , como se fizessem parte da estrutura da casa.  

Mas para isto acontecer, de quantos detalhes de encaixe eu havia cuidado ! Observe-se como  os sustentáculos laterais (para que os livros não caiam) das prateleiras enquadram-se exatamente encima das ripinhas que cercam o 'beiral' do portal. 


À noite fica mais fácil perceber os limites do 'umbral do portal' 


A ripinha do alto do umbral é toda chanfrada em diagonal  por baixo ,
 de forma a dar a ideia  de uma pequena soleira 
 para dar singela imponência a um 'quarto principal'.


Eu absolutamente adoro esta sofisticação quase imperceptível de meu retiro rural !!!!




 





Nenhum comentário:

Postar um comentário