Chamo Alta Cidade a todo e qualquer resquício que nos tenha ficado - em áreas urbanas - de uma época em que havia algum benefício proveniente de um certo aglomerado de certas pessoas, em certas circunstâncias especificas que permitiram, ao longo dos séculos, um certo progresso civilizacional e cultural à humanidade no Ocidente. Pouquíssimos são os elementos remanescentes destas conquistas na contemporaneidade , no Rio de Janeiro e outras cidades de grande porte. .
Certamente, na área médica e de conforto doméstico , em termos tecnológicos, estas conquistas permanecem, ao menos para os mais afortunados pela sorte do nascimento em classe média ou dela acima (economicamente falando ) . Mas, mesmo para estes, estas benesses coalham-se de desvios e deturpações , condicionadas aos ditames do regime capitalista e de exploração psicologicamente barata da diversão por ele estimulada.
Com este é um blog primordialmente otimista, preferimos falar dos esforços daqueles que ainda porfiam em manter uma qualidade minima de vida para os habitantes da urbs e tentam desfazer os abusos mais afrontosos.
Por exemplo, o esforço de muitíssimos anos de alguns abnegados para afastarem de nossos céus, em especial daqueles de zonas ditas turísticas da parte Sul da Cidade , a praga de helicópteros voando baixo e barulhentíssimos, afetando a vida da população, da fauna (e quiçá tb da flora) da Cidade. Em troca de proporcionar a turistas desavisados ou irresponsáveis uma visão mais próximas dos patrimônios culturais (como a estátua do Cristo) ou naturais (como o próprio Parque do Jardim Botânico) cuja finalidade e mesmo existência saudável assim ajudam a destruir.
Alguns movimentos mais recentes , começam a sensibilizar as esferas públicas para a resolução deste problema; registramos a presença de amigos do AMAJB - e também deste blog - assim como a minha própria (no papel de fotógrafa) nestas démarches...
Ai vão alguns de seus registros...
E que os Deuses ajudem a Alma da Alta Cidade !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário