sábado, 29 de junho de 2024

O Imaginário e a Tecnologia : Maturidade e Juventude numa sociedade digitalizada

 A segunda atividade do ciclo O Imaginário e a Tecnologia teve um tom bem mais coloquial que a primeira, pois foi uma mesa redonda com Maria Beatriz Durão   e Márcio Melo , nossos colegas fundadores do 4F. 

Intermediada por Ana Luiza Verissimo lopes , a coordenadora do curso , apresentou  debates relevantes, compartilhados pela audiência , em torno de como podem as diferentes  gerações utilizar o melhor possível as benesses da tecnologia, evitando-lhes as armadilhas contra a inteligência  e a sensibilidade.



Esperemos pelos próximos capítulos desta Jornada de Extensão acadêmica, aberta ao público  , pois,   um convite de acesso ao conhecimento informal  de um tema muito pertinente a nosso cotidiano. 


sexta-feira, 28 de junho de 2024

Cabo Frio e o Mar em um sábado de junho - I

 No último fim de semana , estive  em Cabo Frio, tentando ativar algum sentimento de sintonia  com o Mar. elemento da Natureza com o qual meu contato é bem menos próximo do que com a Terra. 
Meus muito queridos vizinhos do Rio , que têm uma apartamento de veraneio lá, me convidaram para subir com eles e , não obstante sua gentil sugestão para que eu me hospedasse  em sua casa ,  preferi uma pousada elegante e aconchegante,  próxima a seu Condomínio , em quarto de frente para a praia. 

Pousada Teto Verde 

Abaixo , uma geral de meu quarto, da saletinha no corredor bem próxima a ele e da melhor vista que eu tinha de minha janela (poste e fios de alta tensão empanando-a um pouco) .   




Saímos de manhã, mas pegamos algum trânsito e fomos beliscar um lanche tardio  nas areias em frente ao hotel, em uma vendinha caseira e sossegada  com quitutes como pizzas Havai e croquetinhos. 




O lindo - e bravio - mar azul e verde da praia do Foguete 
era um ambíguo convite a um mergulho . Ventava muito, voava areia em nossos olhos... é a Estação dos Ventos lá. 

 Até tentei dar uma entradinha nas ondas, mas o máximo que consegui foi molhar os pés e deixar a canga voejar a meu redor ... 

  
 As gaivotas enfeitavam a praia, o céu e o casario de muitos ângulos...



E fui jantar uma deliciosa sopa de abóbora e sanduíches na casa de meus gentilíssimos vizinhos, do outro lado do mesmo quarteirão do hotel 


 De lá saindo, fiquei uma hora na areia deserta e segura, vendo alua cheia se refletir no mar .

A foto do celular não faz jus à beleza que eu pude apreciar...

Reconheço em termos estéticos, tal beleza  - e na praia iluminada por sua luz , escolhi um lugarzinho  favorável, escapando da crua luminosidade dos muitos postes que sufocavam o seu suave esplendor natural . fiquei u talvez uma hora , esperando que meu coração de comovesse. O que não ocorreu ...

Curiosas afinidades eletivas que  temos com certos ângulo de apreciação da Natureza... 


domingo, 16 de junho de 2024

Minha cabana na Floresta - primórdios

 Sempre quis ter uma cabaninha na Floresta. 

Como começar apor este sonho em pratica, dentro das limitações de energia e ate mesmo físicas - local adequado, condições de construção - da romântica empreitada ? 

A ideia de comprar uma barraquinha flutuava há um tempinho em mina imaginação. No Mercado Livre achei uma que me pareceu uma gracinha, inclusive por contar com grandes  janelas laterais que me permitiriam contemplar as árvores ...


É inicio de inverno, mas ainda está - moderadamente - quente no sitio . 

No nosso simulacro de final de outono, as folhas da árvore de caqui avermelharam e tombaram .

A linda árvore da floresta, que transplantamos para o jardim há muito tempo,  que dá perfumados cachos cor de rosa nesta época começa a florir.

 

E Elisangela , Luiza e Moises armam minha charmosa barraquinha para mim , lá no antigo pasto , atual plantação de abacates , de cima. 


Como que meu casulo protetor e integrador , a um só tempo, na Natureza ...


Decido fazer um banheirinho em anexo, uma casinha com água feita de bambu, e Maicol vai tratar da obrinha.  Também escolhemos o lugar, muito escondido, onde ficará a caixa d'água para que eu possa lavar as mãos e outros pequenos detalhes técnicos , sempre sob viés ecológico. 





Em termos de minha criação Jersey , o Vet deu rápida passadinha para pegar um tufo do rabinho de Copérnico, para fazermos o sofisticado teste genômico que um tourinho desta categoria merece !!! 

Copérnico e Elvis no pasto 

E até mês que vem, amado sitio !