domingo, 12 de agosto de 2012

Papo Cabeça no inverno de 2012


Adauto Novaes, professor, filósofo e jornalista, tem uma longa história de contribuição à cultura brasileira, há décadas organizando encontros de intelectuais em torno de temas sempre instigantes.   Neste inverno, dará prosseguimento a esta trajetória dentro de um novo ciclo a que chama ‘Mutações’, trazendo-nos reflexões e debates acerca das concepções contemporâneas do Futuro.



Adauto nos fala a respeito: 

Maiores detalhes das atividades deste ano em :

Os eventos acontecerão paralelamente na Maravilhosa e na Cidade-Estado-Vizinha (ou seja, São Paulo). O melhor é que as conferências podem ser assistidas, gratuitamente, on-line, transmitidas ao vivo do Rio de Janeiro (of course!!!) .  

Nossas recomendações:

 Rouanet (22/08) : para quem é otimista ainda para levar em consideração, em sua apreciação de seus reflexos no século XXI, ‘as razões do iluminismo’ (título de um de seus livros) e acha não só simpático mas muito relevante Freud ter escolhido como seus autores prediletos não obrigatoriamente nomes ‘da grande estirpe literária’ mas escritores que considerava como se fossem amigos... 

Lessa (27/08) : porque sua cultura é fabulosa, seu entusiasmo, contagiante e seu estilo, vertiginoso. Assistir Lessa é uma Viagem! Além disso, ele consegue tornar inteligíveis as ideias do dificílimo e legendário Fernando Gil..

Giacoia Junior (04/09) : os cariocas da montanha compartilham sua compreensão lata de Europa. E ter-se  doutorado na Universidade Livre de Berlim consegue, ao mesmo tempo, ser uma recomendação e constituir-se em um desafio.

Bosco (02/10): o tema é fascinante, ainda mais para quem curte questões como a necessária democratização x banalização dos conteúdos de Internet, blogs, redes sociais etc. Aliás, face ao reconhecimento generalizado no mundo científico de que ‘todos nos sentamos sobre os ombros de gigantes’ (em termos de nossas dívidas para com os legados intelectuais dos antecessores), o que é mesmo ‘autoria’?

Salles (09/10): Não dá para se escapar do fascínio de Wittgenstein, e mesmo que a sinopse pareça indicar uma preferência pelo 2º W. (ou a 2ª fase de sua obra) em relação ao 1º, revisitá-lo de vez em quando ajuda a manter alguns neurônios mais preguiçosos funcionando.  

Luiz Alberto Oliveira (10/10) : porque ele consegue, ao longo dos anos, tornar acessíveis para os leigos os fundamentos da física necessários ao entendimento dos sistemas complexos, sempre atualizando sua matéria  e a tornando não só palatável mas intrigante para os ‘humanistas’...

Que neste inverno ‘tão ameno’ – nem um dia frio de verdade este ano na Maravilhosa! – estes convescotes intelectuais nos elevem um pouco a temperatura morna nas cabeças...

Bom estudo a todos,

Os redatores.    

2 comentários:

  1. Olá,

    Que evento interessante! Já viram a coleção Mutações que é relacionada ao evento? Está à venda no www.lojasescsp.org.br.

    Abs,
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a dica! Nesses tempos de 'Avenida Brasil' faz- se necessário um pouco mais de vida inteligente. Abç, Marcio

    ResponderExcluir