O dia dos Reis é o o do adeuzinho das Festas ... "até ano que vem", dizem os enfeites meio tristonhos de saírem da glória dos aposentos nobres da casa para a obscuridade das caixinhas de guardados.
No Dia dos Reis, amigos se reunirem é uma boa pedida - para trocarem votos de receber presentes da Vida no ano que se inicia . E, se possível, degustarem juntos uma rosca dos Reis, que, lamentamos informar, anda vasqueira nas padarias do Rio de Janeiro...
O último fim de semana prolongou um pouco, dada sua natural vocação preguiçosa, o final das Festas nesta passagem de ano.
E, na falta de encruzilhada, a bifurcação de ruas em que minha casa se encontra, recebeu, de 6a feira para sábado, uma singela versão carioca da rosca, uma oferenda disposta em gamela redonda, bolinhos em círculo mergulhados em molho. Viva Iemanjá! Viva todos os caboclos da floresta !!!
Não por acasa, ninguém mexeu na oferenda, que até hoje está lá, invocando proteção e milagres ! Oxalá, meus santos das Europas e da África! Aceitamos toda a Ajuda possível! Saravá !!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário