quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Retomando, chez moi, o "Festejo dos Anos"




Gosto da ideia de que nosso aniversário seja comemorado como um quase impessoal " Festejo dos Anos". No sentido de brindar ao aprendizado e transformação que a passagem dos dias e meses deve ter-nos propiciado. Preservando, entretanto, o melhor da Tradição, quer no estilo de receber, quer na preservação do precioso punhadinho de amigos íntimos que há décadas 'sem fim' (para nós)  nos acompanham os trajetos, nas desditas e  alegrias.

 

Também aprecio que haja um quê de desafio, de imaginação, novidade  e brincadeira. Inserido, of course, dentro  de um eixo central de nosso ser, quais os nossas gulas favoritas que tendem a se repetir.



Sou queijólatra, donde quanto mais variedades deste degradado magnífico produto do leite, melhor ! Amo doces, donde uma grande torta ou bolo, de preferência com muito Chantilly, é indispensável.


Sempre me intriga a disparidade entre o preço de queijos importados e nacionais . Quis tirar a prova - e que melhores cobaias que os amigos antigos ? - e fiz um teste de cega apreciação com cheddar e queijo fundido de um lado e dois bries do outro, o brasileiro e o francês .

Nossos queijos se deram bem na contenda,
enganando um dos paladares e merecendo aprovação dos demais.




No quesito ' Bolo da Festa" uma deliciosa torta de damasco  do Kurt fez as honras da noite. Satisfez um antigo desejo, de quando eu era uma garrota que voltava da praia e parava em frente à portinha onde eram vendidos os doces de origem alemã (ou suíça?).  E o doce premiado  não decepcionou a longa espera para ser degustado !











Sou chocólatra e, como tal, decidi investigar as novas marcas brasileira bem cotadas. Sem deixar faltar, é claro, o Lindt sizudo e carregadíssimo de cacau e o amável Kopenhagem de leite, em sua adorável caixa de gatinho !







Meus queridos amigos me ajudaram a escolher o vencedor. Deixo para revelar qual foi em outro dia, de menos assunto para postagem...  Obrigado por estarem comigo, meus companheiros de jornada, agora, então e sempre !!!

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Projetos de ano novo : revendo em agosto projeto de julho/agosto

No fim de semana entre julho e agosto, subi ao sitio para acompanhar as finalizações da obra de eletricidade que seu Francisco estivera fazendo o mês inteiro, hospedado com meus caseiros.

Mostrando a quantidade de fios velhos  retirados do galpão.
Trocando lugar de uma  tomada
em caprichoso cantinho quase atrás da cama 















O importantíssimo 'grosso da obra" - grandes mudanças dos cabos principais, divisão da rede em três registros etc.  - havia sido realizado , aliás, muito eficientemente . Por outro lado, foram muitas miudezas detalhistas a serem pacientemente revistas e retificadas por seu Francisco.



A 'cereja do bolo' de nossa colaboração foi a iluminação do caminho até a piscina. Seu Francisco havia comprado as luminárias no Rio e, como  havíamos calculado erroneamente o número de moirões, precisamos adquirir mais duas unidades de modelo igual. Mas foi muito difícil achar o mesmo modelo em Friburgo... Procuramos , literalmente todas as lojas que vendem estes artefatos, para achar duas peças - o número de que precisávamos , no último estabelecimento do gênero. Depois, foi pintá-las de verde, como fora feito com as outras, e pendurá-las no caminho...
Ao pendurar estes preciosos, personalizados globinhos verdes  
mais uma vez , Moisés colaborou com seu Francisco, como fizera, durante toda a obra.











Enquanto isto, os gatinhos crescidos atabalhoavam-se dentro da caixinha onde cresceram; não tive tempo ainda de comprar-lhes outra caminha...





E ainda vieram frutos da última leva da generosa safra do cítricos deste mês... desta vez da família das tangerinas, ponkans, mexericas ... e seus múltiplos cruzamentos e variedades silvestres que alegraram, qual luminosas esferas de tons vibrantes , de gama dourada, as múltiplas cestas e similares em que as as abriguei no Rio, antes de distribui-las aos amigos.


Mais uma vez tive de deixar seu Francisco sozinho finalizando os detalhes... precisava voltar à labuta da cidade.



Assim, ainda há algumas coisitas a serem finalizadas, esquecidas nos desvãos da obra sem o meu olhar supervisor exigente  -  confessou-me seu Francisco em sua volta... Observe-se ; ainda não vi o que já foi feito pronto !!!

Donde, aguarde-se : cenas para um próximo capítulo!


segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Flagras cariocas: De botinhas

Este blog é adepto fiel do amor aos animais.



No friozinho do Rio, neste nosso adorável breve inverno, outros cariocas se preocupam também  com o bem estar de seu bichinho.

Com esta moradora do Largo do Machado , em tarde friorenta



E seu pequeno Jack...

.. protegido do chão neblinoso   ...

... trotando só um pouco, mas não muito, desajeitado...


... de botinhas !!!  


quarta-feira, 9 de agosto de 2017

O quinto aniversário do Blog

Dia 3 de agosto, o do aniversário deste blog , eu estava voltando de minha obra de eletricidade em Friburgo (ver adiante)....

MUITO trabalho me esperava , em especial as pouquíssimo gratas atribuições de final de função de síndica no meu  prédio  (tudo agilizado o melhor possível  para auxiliar à sucessão de uma pessoa que acho adequada, o que não é tão simples como pode parecer). E mais as coisitas práticas de sempre: computador ainda com formatações a serem feitas, problema no celular que me obriga a trocá-lo e mandar o 'defeituoso' para revisão (em são Paulo) , dor lancinante de coluna (devida ao stress) empregada que não vem porque foi assaltada no trem da Central etc...

Espero que tudo seja válido para meu aprendizado existencial como ser humano....



E que seja o Fim de meu inferno astral, já que o meu próprio aniversário é na segunda metade de agosto!

Ante os aspectos mais desagradáveis das tarefas a concluir (final de 'sindicatura' , ninguém merece este nome!!!) , medito:

Em breve, no horizonte ressurgirá a aurora de um novo ciclo meu de Vida




E para mim, tão cônscia de meus deveres e responsabilidades, é revolucionário me  desejar... que tal novo ciclo de vida seja regido, neste Ano da Graça de 2017, pelos signos da descontração, do prazer  e da Alegria !