sexta-feira, 31 de maio de 2019

O efeito restaurador da Arte

Em fases amenas e em fases sofridas, a Arte pode e deve estar sempre presente, pois exerce efeito positivo. Foi muito bom rever meu Mestre do Desenho nesta semana . Há tanto tempo eu não ia que ele precisou reinscrever meu nome na lista dos alunos de 4ª feira (embora eu só pretenda voltar em julho).


Cheguei cedinho, o ateliê estava vazio.
Recebeu-me com tanto carinho, fez questão de que compartilhássemos um cafezinho , preparado pela fiel modelo, auxiliar e amiga Kátia.

E com aquele entusiasmo de garoto eterno , me mostrou seus trabalhos. No estúdio, está terminando o quadro a óleo sobre mineiros, encomenda da Vale do Rio Doce...


 E, pelo celular, me exibe os desenhos que tem feito em casa... 




São temas preferidos dele várias versões do Cristo crucificado. E a Morte, representada por caveiras que interagem com os vivos...

Mas ele fala de uma forma bonita, valente e quase amiga da Morte , que faz parte da vida... "A gente só desaparece..." diz.



Gosto mais de cenas de vivos que viajam ou trabalham juntos ... gente do povo em sua imensa maioria.  Com cachorros por perto, outra predileção de modelo.



As vezes são animais selvagens , em livre expressão amorosa ou agressiva ...


Uma das razões de minha ida foi , de alguma forma, fazer parte de algo relativo às festividades de seu niver de 90 anos, em 20/06.

Fiquei sabendo lá que alunos mais antigos e família já se movimentam para fazer a festa oficial no próprio dia, na casa de uma discípula escultora.

Mas Moniquinha e eu queríamos fazer algo mais informal e próximo á maioria dos alunos itinerantes ou recentes, no próprio ateliê.  Decidiu-se, então, promover uma 'aula aberta' em que o Mestre posará , no dia 19/06, de 9 ás 12 horas da manhã.  Como Monica diz muito bem , nada fará este grande Artista mais feliz que estar cercado de seus alunos desenhando...

Estão todos os possíveis interessados devidamente convidados!

Fique feliz em estar lá, planejando isto com Mônica e Kátia, usufruindo o ambiente cálido e produtivo do ateliê ... e a presença impregnada de Significado de um homem culto e generoso , enormemente  talentoso e em alegre atividade quase atingindo uma Data tão plena e bonita !


Foi um bálsamo pra minha alma , que anda machucadinha... 


domingo, 26 de maio de 2019

Cidade x ? Campo

Estou em um momento meio difícil , tanto na Cidade - com exigências várias em múltiplas áreas do existir  - como no meu sítio no Campo - idem, idem.

Em geral, relaxo um pouco na Serra dos problemas que encontro nesta Várzea carioca . E , nos últimos tempos, estava projetando no meu sitio e planejando em relação a ele o melhor de mim mesma. Diminuí - embora não tenha interrompido - o meu ritmo de investimento objetivo e afetivo neste sentido...

Os desafios são diferentes e, na medida do possível, estou mantendo o espirito de luta - diante dos incidentes mais sofridos que  têm avultado lá e cá -  mas estou tão cansada !

Desde o inicio, este blog privilegia aspectos mais amenos da Vida. Quando fica mais árduo , dou só uma breve notícia, como hoje .


Hei de ir além desta fase !!! Em alguns momentos, resistir já é uma vitória !

More soon !


sexta-feira, 17 de maio de 2019

Faça você mesmo !

Há fases de entre-safra existencial em que arrumações na casa - e em outros espaços em que habitamos - se tornam imprescindíveis. Um primeiro passo essencial é a relocação de objetos mais ou menos usados. Como bibliófila enlouquecida, me é dificílimo me desfazer de um único livro dentre os meus alfarrábios. Mesmo que alguns assuntos me pareçam  - não raro há dezenas de anos - completamente fora de minhas áreas de interesse, "vai que um dia..."


Como tenho estantes em todos os cômodos de minha casa, as da cozinha, dedicadas a "assuntos práticos e domésticos " estão entre as menos frequentadas. Afinal, entre livros de culinária jamais abertos, da prateleira acima, achei uma utilidade para dois grossos exemplares de instruções acerca de pequenos consertos , dela retirados , que lhes revelo abaixo !


Eu estava precisando levantar um pouco o meu monitor do computador, para mais conforto da coluna! E os dois grossos volumes  virginalmente preservados do "Faça você mesmo !" afinal comprovaram  que vale a pena minha política de entulhamento !




sábado, 11 de maio de 2019

Acerca da exigência dos cuidados com a saúde

Para um ser humano de índole sonhadora é muito maçante TER de cuidar da saúde , em especial quando vários mal estares menores nos lembram do refrão higienista sombrio:


A mente sana deveria prover subsídios para o perfeito funcionamento do corpo artística ou filosoficamente preguiçoso...

Mas não ! A caminhada , para ser gostosa, precisa ser livre , mas , se compelida a virar obrigação, delimitada por horários,  se torna um tanto penosa...









E os exercícios de fisioterapia . a serem feitos em casa,  se quisermos compensar a ausência à chatérrima Academia, também são tediosos.

As tabelas alimentares são confusas ! Por que pães e grãos - sabidamente engordativos - sempre  aparecem em locais de destaque, em termos quantitativos?



O pior são os exames  periódicos , aquele montão !









E pra quem, invariavelmente, sai machucada dos exames de sangue, estes são um suplício que deixa marcas roxas no braço por semanas !



Enfim, como sempre, busquemos uma mensagem poética, com coloração de projeto de índole psicológica,  para nos ajudar a cumprir o que não pode ser evitado ! Em prol da nossa própria  produtividade existencial !