sexta-feira, 31 de maio de 2019

O efeito restaurador da Arte

Em fases amenas e em fases sofridas, a Arte pode e deve estar sempre presente, pois exerce efeito positivo. Foi muito bom rever meu Mestre do Desenho nesta semana . Há tanto tempo eu não ia que ele precisou reinscrever meu nome na lista dos alunos de 4ª feira (embora eu só pretenda voltar em julho).


Cheguei cedinho, o ateliê estava vazio.
Recebeu-me com tanto carinho, fez questão de que compartilhássemos um cafezinho , preparado pela fiel modelo, auxiliar e amiga Kátia.

E com aquele entusiasmo de garoto eterno , me mostrou seus trabalhos. No estúdio, está terminando o quadro a óleo sobre mineiros, encomenda da Vale do Rio Doce...


 E, pelo celular, me exibe os desenhos que tem feito em casa... 




São temas preferidos dele várias versões do Cristo crucificado. E a Morte, representada por caveiras que interagem com os vivos...

Mas ele fala de uma forma bonita, valente e quase amiga da Morte , que faz parte da vida... "A gente só desaparece..." diz.



Gosto mais de cenas de vivos que viajam ou trabalham juntos ... gente do povo em sua imensa maioria.  Com cachorros por perto, outra predileção de modelo.



As vezes são animais selvagens , em livre expressão amorosa ou agressiva ...


Uma das razões de minha ida foi , de alguma forma, fazer parte de algo relativo às festividades de seu niver de 90 anos, em 20/06.

Fiquei sabendo lá que alunos mais antigos e família já se movimentam para fazer a festa oficial no próprio dia, na casa de uma discípula escultora.

Mas Moniquinha e eu queríamos fazer algo mais informal e próximo á maioria dos alunos itinerantes ou recentes, no próprio ateliê.  Decidiu-se, então, promover uma 'aula aberta' em que o Mestre posará , no dia 19/06, de 9 ás 12 horas da manhã.  Como Monica diz muito bem , nada fará este grande Artista mais feliz que estar cercado de seus alunos desenhando...

Estão todos os possíveis interessados devidamente convidados!

Fique feliz em estar lá, planejando isto com Mônica e Kátia, usufruindo o ambiente cálido e produtivo do ateliê ... e a presença impregnada de Significado de um homem culto e generoso , enormemente  talentoso e em alegre atividade quase atingindo uma Data tão plena e bonita !


Foi um bálsamo pra minha alma , que anda machucadinha... 


Nenhum comentário:

Postar um comentário