terça-feira, 31 de dezembro de 2019

O último suspiro - perfumado - do ano

Ano difícil este que acaba ... Muitas perdas, muito machucados...

Das  coisas boas que ficam , após momentos de desânimo, o amor profundo à minha Terra , experimentada  através do meu sitio !

Em minha última subida, os pés de jasmim do cabo estavam em exuberante floração!

 Por enquanto, no jardim maior, são dois pés apenas... 
Aroma delicioso encharcando o ar de orvalhos tardios durante um inteiro  dia chuvoso 

  Macegas de flores pesadas de umidade ... 

 Umas e outra erguendo a nívea fronte por entre o maciço das irmãs curvadas . 



 ... de encontro e ao encontro do céu cinzento !!!


E gerações de beleza, do broto à plenamente desabrochada e já murchando com o odor mais concentrado ainda !



Até mesmo no calor do Rio, na volta, mantendo vivo o seu encanto peregrino de perfume intenso .



Bendita seja a Natureza que te criou e a mim sustenta, nas horas severas me erguendo por sobre meus frágeis caules cansados, com o vigor da presente lembrança de sua pura Existência...





sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Natal en passant ...


... com o que me resta de minha família...













... e alguns resquícios simbólicos de uma outrora Grande Data .










quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Terceiro luto do ano

Minha tia querida, que sempre esteve comigo, desde a adolescência , em todos os momentos realmente importantes de minha Vida - embora em tantas coisas mundanas fôssemos muito  diferentes - partiu  de nosso convívio, inesperadamente, na última terça-feira.

Fora fazer um exame de sangue um pouco mais elaborado - e, por conta disso,  em hospital - por causa de uma infecção urinária persistente . Foi alegre como sempre, conversando com alguns de seus sobrinhos que a acompanharam ... uma parada cardíaca súbita ... e sua estrela pura e bela se desligou da Terra e se foi, para os Paraísos da Lembrança plena de exemplos de um generoso Bem Viver .

Havíamos marcado um almoço de véspera de Natal para o próximo dia 24, no restaurante ao lado de sua casa de que ela gostava... 

Estava  tão bonita ontem, no seu último leito , em meio a flores, rendas e muito -muito afeto !!!

Tia querida, minha homenagem , minha saudade , meu eterno Amor gratuito e sem cobranças , como o que sempre nos ligou...


domingo, 15 de dezembro de 2019

As obras do sitio deste ano

Fim de ano muito corrido este, com uma plêiade grande de obrigações de todos os tipos: de trabalho acadêmico  (uma participação em Banca de Doutorado de ultimíssima hora !) e clínico, de condomínio (muita coisa, inclusive invasão de ratos e chamado urgente da Insetizan!) , de participação em contextos tumultuados no grupo da rua (contra barulho de festança exagerada)  de ditames familiares (das quais este ano não poderei escapar ) e - last but not least - cuidados extra com saúde, dado tropeção que me machucou um dedão do pé ! .

Também as cumpri no sitio.

Compramos uma nova máquina de cortar capim e descaroçar milho e café etc. Foi uma pequena epopeia de buscas e considerações, até comprarmos uma máquina , antes do Maicol, filho do caseiro, cujo motor deveria ser consertado, mas que saiu mais barata do que uma nova - e atendeu a nossas necessidades práticas e de alianças comunitárias.


O outro problema foi o da água das nascentes - tão abundantes outrora, que até um córrego corria pelo meio de nossa florestinha , com direito a poço onde dava para eu tomar banho ! - que secou . Tem acontecido em toda a redondeza ! O aquecimento global chegou à nossa região.

O jeito foi fazer um poço artesiano - o que saiu caro - e uma caixa d' água de onde o precioso líquido possa emergir , agora extraído dos subterrâneos da terra por  uma bomba (donde a conta de luz vai aumentar !)



Dá um pouco de pena não ter mais o ritmo de pequenos sons e vibrações inerentes ao "sítio com nascentes de água corrente" , que tanto o valorizava .

Mas é a crise, em um sentido muito, muito amplo ! São os tempos difíceis !

Resistir é preciso !