domingo, 16 de fevereiro de 2020

Um oásis em novas rotas : Pousada Caipira da Serra

Já há tempos, o pulsar do meu coração se vem compassando no ritmo das vicissitudes de meu sítio. Eu gostaria de fazer meu pedacinho selvagem da Terra mais produtivo, de  forma  ecológica. Mais viável econômica - e quiçá simbolicamente - de forma a ele permanecer vicejante quando eu não mais estiver aqui ...

Uma nova rota possível... porque meu sítio  sempre foi um espaço de lazer e recolhimento ... de encontro intimo profundo com a Natureza. E com todas as múltiplas simbologias a ela associadas .

Assim, quando eu soube de um curso de Permacultura, a ser dado por uma amiga em sua fazenda em Macaé, resolvi ir lá começar a me inteirar desta emergente tendência, dentro de um viés fortemente ecológico, ligado à agrofloresta.

O primeiro desafio foi pegar estrada desconhecida - a BR-101 - , que me foi apresentada como  super coalhada de caminhões enormes e pardais implicantes . O primeiro oásis, após horas de dirigir atenta seria uma pousadinha a 20 kms de meu destino final, a fazenda da minha amiga Vera.  Ela já havia me dado todas as direções possíveis, inclusive a desta pousadinha.

Realmente, foi um tanto ou quanto assustador, em especial face à sanha competitiva de infindavelmente longas  carretas, insistindo em ultrapassar, vorazes, meu carrinho modesto !  Mantive-me fielmente dentro das velocidades assinaladas, temerosa das multas, em trajeto desconhecido. 

Que alívio quando pude  delas escapar, adentrando a pousadinha, muito bem, sinalizada , com retornos convenientes e amplos espaços arborizados ...



A fileira de chalezinhos é acolhedora. A jardineira , em frente a cada pequena varanda, refrescante. Cada quarto , simples, mas completo , tem um ar condicionado de 10.000 btus, que consegue gelar bem, mesmo com o grande calor  que fazia. Banheiro tb limpinho, com água de chuveiro quente e forte.

 Da diária faz parte o café da manha no restaurante em frente  - bem consistente para uma viagem de trabalho -   pelo preço  módico de R$ 100,00 para casal e R$80,00 para uma pessoa . .

Consiste em café com leite e misto quente ou queijo na chapa do pão francês.
Porção generosa, aliás, de queijo de Minas fresco.

E ainda mais um suco de fruta natural (escolhi  goiaba)  e uma fruta (escolhi maçã)



O café é servido em avarandado do restaurante anexo á pousada, com  vista para o parque e as árvores ao redor .

O cuidado com o local é atestado por um tanque bonito com carpas, como tudo ao redor tratado com esmero.


Escusado acrescentar que o atendimento dos funcionários é ótimo!

Em toda rota nova da vida, com seus desafios e possíveis perigos, precisamos de um refrigério carinhoso, que nos permita lavar a alma e retomar as forças para continuar!

Nesta pousadinha, encontrei este tipo de acolhimento e repouso !

O nome da pousada  é Caipira da Serra. Fica na  via movimentadíssima BR-101, Macaé, , km 175. telefones 22-27919110 e 22-27919111,






Nenhum comentário:

Postar um comentário