sexta-feira, 26 de junho de 2020

Defesa de Tese em tempos de quarentena

Nossa querida amiga Jeanine defendeu sua bela Tese de Doutorado nestes tempos perturbados. Trata-se de um estudo competente e inspirado sobre As Colônias Agrícolas para Alienados no início de seculo XX, com ênfase ao admirável projeto humanista do psiquiatra Juliano Moreira e na função positiva, para os internos, do ambiente rural acolhedor das instituições do gênero. De nosso particular agrado - pois nosso grupo assistiu à defesa on-line - foi esta parte final, ricamente ilustrada, onde avulta o papel  regenerador da Natureza, da Arte e do Afeto na recuperação dos pacientes...

Vamos. a seguir, dar uma pequena  amostra de algumas fotos da Tese dos lugares em que, na Europa, no Brasil e nos Estados Unidos,  vigoraram tais filosofias de tratamento, fortemente influenciados pelo Idealismo  e Romantismo alemães.



À esquerda, chalés para os enfermos, nas colônias agrícolas da Alemanha.
A direita , pavilhão para os pacientes  tuberculosos em Jacarepaguá.

 
 Acima, um interno construindo habilidosa maquete de uma residência, uma das muitas atividades criativas desenvolvidas na colônia da Ilha do Governador.
Abaixo, um cottage em Michigan, onde a atmosfera receptiva afetuosa lateja nas linhas arquitetônicas da casa, envolta por gramado protetor.

     A Defesa propriamente dita formalmente seguiu o modelo das apresentações de trabalhos pela plataforma Zoom, onde em pequenos quadradinhos apareciam os professores doutores da Banca e a  doutoranda, enquanto a tese era apresentada através de um power point em um espaço maior central.

Quanto ao conteúdo, também seguiu um padrão conhecido, a maioria dos doutores tecendo merecidos elogios à Jeanine e uma representante do conservadorismo acadêmico implicando um pouquinho com ela, só para nos permitir um saudável desabafo contra a mediocridade de seu pífio desempenho .

Perdoem-me  ter-me envolvido tanto na Defesa, que só lembrei de tirar uma foto ilustrativa quando Jeanine a acabara! Mas dá para termos uma ideia do formato deste singular colóquio digital, e no quadro abaixo,   a examinanda  está em ótima companhia, ladeada por sua fiel orientadora e uma das professoras da Banca que mais efusivamente havia ressaltado o mérito de seu trabalho !


Também tivemos que nos congratular e homenagear a recém-Doutora aos pedacinhos, tendo por sede (cada um de uma vez ) de nosso encontro a casa da Ana !!!

Começando pela própria Jeanine vindo receber nossos parabéns, através de pequenos símbolos festivos, na mesa que tantas vezes abrigou nossos lanchinhos em mútua companhia !



Mas logo , Bia veio erguer um brinde à sua conquista...

... e Aninha, ao final de uma caminhada, lhe dedicou um V da Vitória.







E , justiça poética, também por Skype, de seu leito de filósofo, Márcio ergueu os polegares desejando sucesso aos novos rumos da nossa companheira de pesquisa no 4F !!! 



Assim, através do lado mais gentil da tecnologia, temos uma lembrança de nosso grupinho unido em uma ocasião importante na Vida de uma de nós !!! 


Mil palmas para você, Doutora Jeanine,  nesta data querida !!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário