terça-feira, 28 de julho de 2020

O retorno do Verde ao Rio: o Parque


Muito aos poucos - por um lado - e muito depressa - por outro - levantam-se as mais coercitivas regras da Quarentena no Rio. E abrem-se, afinal, os amplos bosques verdes que envolvem nossa cidade - em especial os dois que delimitam o coração do meu  bairro ecológico. Ainda cheios de restrições de horários, o que não impede que por demais pessoas os invadam nos fins de semana.   

Mas o cidadão jardinbotaniquense  procura as melhores brechas para aproveitar a Natureza em sua quietude essencial. E o horário mais favorável a meu perambular poético e livre pelo Parque Lajes recuperando a familiaridade com árvores amigas  e cenários saudosos é logo que o espaço abre seus portões, às 10 hs.  - nos dias de semana , é claro ! 

Foi bom rever a pequena clareira lateral, onde entre entre dois grandes jequitibás, eu já vinha observando uma jovem jaqueira crescer, sorrateira e quase despercebida  ...


E, agora, descubro  como, seguindo o ritmo inexorável      
                                             
de sua gestação anual , a arvorezinha adolescente está  
coalhada de suas primeiras robustas frutinhas 

Depois , é subir a bela estrada de paralelepípedos em meio à densa floresta , e continuar  ascendendo por uma trilha um pouco escondida, bem estreita , de terra, pedra e troncos caídos, rumo a uma belíssima vista...

... pequeno segredo escondido , na qual se descortina a gema azul da Lagoa,  por entre a mais bela das silvestres molduras !!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário