domingo, 25 de outubro de 2020

Da Seca à entrada da Primavera

 Foi muito dura a seca este ano. Saindo da AmadaMata (ver postagens anteriores) , dei uma rápida passagem pelo sítio, para pagar meus caseiros, visitar a Ritinha com a perna quebrada  e ver como andavam as coisas. Em Macaé  de Cima seus efeitos não são visíveis, ao contrário  do que acontece na altitude só um pouco mais baixa de meu sítio 

Embora a seca ainda deixe as estradas mimetizadas  em camadas de pó em suspensão e as matas estejam ralas e um pouco estorricadas, o reinado de flores da primavera que começa se impõe a esta paisagem menos amena ...

Logo à entrada , o bouganville 'cor da terra' - que custou muitos anos a brotar - resplandece. Seu colega rubro  que encobre um cantinho de conversas com Moisés não lhe fica muito atrás,  


O pezinho antigo de 'buquezinho de noiva' parece ter renascido; a partir de podada folhagem ao redor, os manacás velhíssimos da cerca original rebrotaram. 

O mais paradigmático da estação de transição são as flores do pé de cactus; ele cresceu muito e elas também parecem joias delicadas  incrustadas em  cascas duras como couraças cobertas  de espinhos.

Uma arvorezinha de frutas cuja vitalidade de enfrentar a seca me surpreendeu foram meus dois pezinhos irmão de figo. Não só estão bem robustos e crescidos, como já cheios de figuinhos, 

E o meu jabuticabal está todo florido ! Que perfume delicioso acolheu a minha breve visita !

  Agora é torcer para que chova , para que estas flores espoquem em frutas luzidias, pretas e deliciosas ! 


P.S. Como estou postando estas mensagens um pouco atrasada, soube que já andou chovendo por lá, pouco mais  que uma garoa, mas suficiente para ajudar a maturação da flor em fruta!!! 

 Benza Deus !!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário