terça-feira, 20 de abril de 2021

O caminho da roça

Muito pouco a pouco  - e passando por diversos movimentos de resistência neste processo - estou construindo vínculos mais fortes entre a Cidade e o Campo. À medida que este deixa de ser um refúgio quase que secreto, em relação ao ambiente  urbano, e devo abrir seus rumos para aliados nesta causa de interação, torna-se necessário desvendar-lhes os trajetos, que são tortuosos e mesmo confusos, como na maioria das vias rurais...     

Atravessa-se Nova Friburgo, pela rota que segue à sua margem, ladeando o rio, sem entrar no centro. Quase já saindo da cidade, à direita, afastando-nos do rio,  abre-se uma bifurcação  para Amparo, o extremo bairro friburguense na fronteira com Bom Jardim.   É fácil reconhecer quando começa este desvio , pois à sua direita, uma mureta em amarelo permite que os carros que venham de Amparo façam uma manobra alternativa,  que os leve direto de volta ao Centro. 

Para inequívoca orientação, observe-se que à esquerda desta entrada fica um prédio de tijolos com letreiro prateado informando "Poder Judiciário. Justiça Federal . E logo abaixo , na plaquinha verde de trânsito, Amparo e São José (que já é no distrito de Bom Jardim) , as duas localidade no meio das quais fica o sitio.  


Segue-se através de trechos mais ou menos habitados ...  a pouco quilômetros da entrada , em meio a um casario mais denso e a  quebra-molas, há um Colégio estadual à direita ...  




Daí a pouquinho vem a Chácara Paraíso , onde todos os estabelecimentos (onde compro os mantimentos para o sitio que ele não produz)  mantêm o nome da Antiga Chácara , cujos terrenos ocuparam... 

E à direita é a entrada para o hospital da Unimed , o que me é bem cômodo, pois este é o meu plano de saúde...

Escasseiam, agora, as edificações e - como gosto de prover meus convidados de referências físicas - ressalto o Memorial Parque das Montanhas, também à direita, um cemitério com lindas vistas . que aliás , já investiguei  para eventual uso próprio futuro...  




Incrível que pareça. no meio do nada , surge um pardal de 50 kms! Cautela ! 
O dito-cujo funciona e multa ! 



E a estrada vai seguindo até que uma bonita casinha da PMERJ, 7ª CPA  surge á nossa frente .  A sinalização é um pouco tosca, mas é a via da esquerda, que vai para São José que devemos seguir, a Estrada Heitor Aires da Costa (da qual jamais ouvira falar até criar este mapinha visual) 


Agora são mais espaços verdes do que construções. Muita atenção é solicitada, por placas excessivas, para ultrapassar , em segurança,  uma singela pontezinha ... 


Depois dela, vem outro correr de casas modestas e cuidadinhas , no local chamado Barroso, onde fica um  ponto de ônibus (obviamente sem qualquer sinalização a respeito ), que vem/vai de Friburgo a cada meia-hora. Muitos que moram nas redondezas vem de bicicleta ou moto até ali pegar este ônibus por sua maior disponibilidade de  horários .  A antiga mercearia do Barroso mudou de lugar e virou um mercadinho ; ficava à direita, onde a janela que ali existia foi coberta (que pena!) por remendo em amarelo (atualizando, , a casinha da direita já foi pintada de diversas outras cores; acho que a mais recente é branca ) . O ônibus pára à esquerda, ao lado do alpendre.  
 
Depois, sigamos até o ponto final do ônibus que mais distante vem de Friburgo , o da Fazenda Velha. Ele só passa por aqui duas vezes por dia, de manhã e à tardinha. Aqui também fica a fronteira de Nova Friburgo com Bom Jardim. Este banco à direita,  na foto abaixo, é ponto final do ônibus.   


Subindo a estradinha em frente, na mesma foto - agora acima -  adentramos Bom Jardim, a voltagem cai para 110. O sitio fica a mais ou menos dois quilômetros  desta entrada , ás vezes impossíveis de subir , dependendo da estação do ano .  

Se não der para subir por esta primeira entrada, andem-se ainda alguns quilômetros á frente pela mesma estrada que vem de Friburgo,  até uma segunda entrada mais longa e segura - na foto à esquerda - ,  transitável em todas as épocas do ano . .




Sobe-se por esta estrada que é íngreme e empedrada. Na subida,  vislumbra-se à direita, a vasta extensão que vai para São José do Ribeirão (distrito já de Bom Jardim)  lá embaixo; é região de pedreiras, inclusive de uma que está sendo explorada  ... 


A foto abaixo é a do ponto de encontro das duas entradas . O caminho na frente da foto - que segue dali para a esquerda e o sitio , é o final da estradinha que sobe do ultimo ponto de ônibus de Friburgo; o caminho que vem pela direita, acima na foto, corresponde ao final da segunda entrada, na estrada que vai  para São José do Ribeirão.  


 Deste ponto, fica fácil seguir um mapinha mais plano, para guiar meus visitantes no trechinho final que conduz a meu Sítio !!! 







Nenhum comentário:

Postar um comentário