sábado, 22 de maio de 2021

Pomar da Lagoa

 Em minha busca de achar sintonia entre o urbano o e o rural, envolvi-me com o bonito projeto que se propõe a plantar árvores nativas do Brasil - grumixamas,  ingás, sibipirunas, carambolas, jambos, seringuelas, mangas ubá, graviolas, guabirobas, abius amarelo - pelas amplas calçadas que separam pistas de trânsito  em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Foi um segunda etapa de um movimento de que eu já participara no ano  passado, devidamente postado, então,  neste blog. Os dois, fronteiriços a meu querido bairro do Jardim Botânico,. 

Foram horas agradáveis , mexendo com a terra e palrando com espíritos afins, em uma longa manhã fresca e azul de nosso outono carioca...

Ajudados pelos jardineiros  da prefeitura, executávamos as tarefas da jardinagem tais quais encher os buracos, previamente cavados, de terra adubada , e a seguir  pisotea-la para compacta-la , ao redor da muda.
 


Depois, utilizar adubo foliar nas folhas e nos troncos e  enfeitar os canteiros com mudinhas de flores ao redor dos jovens  troncos. Toas as mudas, adubos etc,  nos foram fornecidos pela Prefeitura 
Neste processo, muita gente interessada neste cuidado amoroso com  nossa cidade veio participar 
 
Como Nelci e Heitor, veteranos membros da AMA-JB 
aqui apontando para uma frutinha carambola já brotando em seu arbusto ...

 
Outros moradores do JB, como minha antiga vizinha de infância Verinha e
e Alda, a esposa de meu ex-professor de francês Gilles, compareceram 

Um deste vizinhos, que eu não conhecia, Eduardo, tem o adorável hábito de criar mudinhas destas

árvores nativas  na área de seu apartamento e, depois delas crescidas e fortes,  sair plantando-as pelas estradas e terrenos vazios por onde passa, espalhando beleza e  frescor pelas áreas maltratadas  da cidade  

Vieram vizinhos de outros lugares da cidade como Stella da Ama-Ipanema ao lado.E eu soube de muitas outras várias outras iniciativas do gênero, com a do Arboreto Utbano - a conferir. 
 
Enfim , um projeto  conjunto do departamento de Parques e Jardins da Prefeitura, em consórcio com a sociedade civil do Rio de Janeiro,  que vale a pena deixar registrado !!! 









  

Nenhum comentário:

Postar um comentário