domingo, 16 de maio de 2021

O imponderável perfume das damas da noite

Quisera poder registrar de forma mais permanente - por fotografias , por exemplo - uma das mais envolventes e elusivas manifestações da Beleza da natureza : o perfume . 

E , além desta sua característica sensorial ser tão  fugidia, o aroma das flores depende de seu espocar imprevisível - cada vez menos atado às estações do calendário - e à duração de  sua existência sempre tão rápida... 

 Então foi muito bom, no último fim de semana, eu ser recebida no sítio, nos canteiros em volta da varanda, por exuberantes damas da noite em vésperas de seu florescer.  

Elas só começam a se abrir depois de anoitecer. Eu estava tão cansada , no dia de minha chegada, que nem levantei da cama  de noite para apreciar-lhes mais de perto a doçura. Mas maviosas ondas de seu cheirinho envolvente se infiltravam pelas paredes  de madeira de meu quarto e me acalentavam o sono...

Nas segunda e terceira  noites, fiquei no terreiro a seu lado, sob seus galhos pendentes, pesados de tantas petalazinha alvas entreabertas, por longuíssimos minutos, esquecida de todo o resto do mundo.  

E , ao amanhecer, enquanto o perfume se apagava junto com a aurora,  ia me despedir dos raminhos frágeis, onde os mini-sininhos de neve ecoavam o frescor da quase geada  da madrugada que também se dissolvia no gramado... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário