terça-feira, 22 de novembro de 2022

A casa das cambaxirras

 Enquanto eu transfiro, muito aos poucos, meu Lar - através de pedacinhos preciosos dele, também em forma de objetos  -  para o meu sitio, um outro presente da Urbes - casa de pássaros em papier marché de uma analisanda - é prontamente incorporada ao Munda da Natureza por afoito casal de pássaros.

Trata-se de uma duplinha de cambaxirras; fico sabendo que se são pouco exigentes em termos de moradia, aproveitando qualquer estrutura adequada pré-existente, embora não se furtem a torná-la mais cômoda, acrescentado gravetinhos macios e painas a seu fundo. 

É um trabalhinho de uma semana, pois o choco dos ovinhos dura cerca de um mês. Dei a sorte de surpreende-los no final deste processo. Fiquei de alerta algumas agradáveis horas esparsas - em nada me entediando a doçura tranquila do ar ao redor -  para tirar esta série de registros. 

Futuros pai e mãe se revezam na construção ; 
ei-lo/a na pontinha da entrada do ninho,
 prestes a começar a tarefa  

Vai saindo aos poucos, atento aos arredores 





E volta com sua minúscula aquisição
para o aconchego do lar no biquinho... 

Como é tudo muito rápido no pequeno reino das avezinhas de breves vidas , quando eu voltar em dezembro os filhotinhos já terão nascido, crescido e voado para fora de seu ninho...



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário